Estratégias de construção do “lugar” do “ser social” pelas famílias em condições de extrema pobreza
Resumen
A análise que se faz tem origem de dados recolhidos por uma pesquisa a qual tinha como objetivo compreender as estratégias sócio-educativas de apropriação do espaço público utilizadas por famílias em condições de vulnerabilidade social no Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a trajetória de vida, por meio de entrevistas abertas, com famílias em condições de vulnerabilidade social residentes em bairros periféricos. O estudo analisado indica que a chamada condição de vulnerabilidade social, mesmo considerando parâmetros bem definidos, envolve questões subjetivas, como é o caso de vínculos afetivos e/ou familiares; A escola (enquanto uma instituição) se apresenta como um elemento de dupla face no contexto da vulnerabilidade social, a partir de um jogo dialético entre o de se constituir vítima ou de produtora das próprias desigualdades sociais. As estratégias sócio-educativas de apropriação do espaço público utilizadas pelas famílias em condições de vulnerabilidade social têm caráter diferente dependendo do grau de vulnerabilidade social da família ou da pessoa: a reconstrução da identidade social a partir da construção de uma imagem de si ou a reconstrução da identidade social a partir da construção da ação produtiva e estabelecimentos de vínculos institucionais e/ou com associações; Não se pode pensar a ação do Estado como uma ação de direito simplesmente, mas se constitui de uma construção coletiva a qual se apresenta de forma diferenciada dependendo do segmento social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Revista Desenvolvimento Social
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.