A INTER-RELAÇÃO ENTRE PLANTAS MEDICINAIS E AS PAISAGENS CULTURAIS DO CERRADO SEGUNDO A POPULAÇÃO LOCAL NO MUNICÍPIO DE MIRABELA.
Palabras clave:
Geografia Cultural, Modo de Vida, Cerrado, Paisagem CulturalResumen
Este trabalho busca compreender a inter-relação entre plantas medicinais e as paisagens
culturais segundo a população local no município de Mirabela. As particularidades de
cada território manifestam-se no conhecimento popular, diálogo e na estima com a
natureza, assim como, nas relações mútuas baseadas na coletividade. Por conseguinte,
esse estudo considera a seguinte questão: a população local do município de Mirabela,
ainda estabelece inter-relação entre as plantas medicinais e as paisagens culturais do
Cerrado? Para respondermos essa pergunta foi feita uma vinculação sobre a população
local e o bioma Cerrado e, posteriormente, uma descrição/análise das paisagens
culturais- tabuleiro, chapada e terra de cultura exibindo em cada uma delas a
diversidade de espécies nativas conhecidas e suas possibilidades de uso.
Descargas
Citas
Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários. Paleoclimas, São Paulo, v.3,
1997.
ALMEIDA, S. P.; SANO, S. M.; RIBEIRO, J. F. Cerrado: espécies vegetais úteis.
Planaltina: EMBRAPA - CPAC, 1998.
BARBOSA et al. Processos culturais associados à vegetação. In: Pinto M.N (ORG).
Cerrado: caracterização, ocupação e perspectivas -Brasília: Editora UNB, 1990.
p.147-162,
CORRÊA, R. L. Territorialidade e corporação: um exemplo. In: SANTOS, M.;
SOUZA, M. A. A. De.; SILVEIRA, M. L. (Org.). Território – Globalização e
Fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1996, 332p. P.251 – 256.
CORRÊA, Roberto Lobato e ROSENDAHL, (Org.). Introdução à Geografia
Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CLAVAL, P., As Abordagens da Geografia Cultural. In: CASTRO, E. I., GOMES, P.
C. C. da.CORRÊA, R. L. (Org.). Explorações Geográficas -percursos no fim do
século. Rio de Janeiro, BertrandBrasil, 1997. p. 89-117.
______. As abordagens da Geografia Cultural. In: CASTRO, I. E. de; et. al. (orgs.).
Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 2006. p. 89-117.
DAMIANI, A. L. O Lugar e a Produção do Cotidiano. In: CARLOS, A. F. A (Org.).
Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. 204 p. P.161-172.
DAYRELL, Carlos Alberto. Os Geraizeiros descem a serra: ou a agricultura do
agrobusiness que não aparece nos relatórios.In: Cerrado e desenvolvimento: Tradição
e atualidade. Montes Claros, Centro de Agricultura Alternativa (CAA); Goiânia
Agência ambiental de Goiás, 2000.
DIEGUES, Antônio Carlos. Etnoconservação: novos rumos para a proteção à
natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Disponível
em:<http://cod.ibge.gov.br/2982.htm> . Acesso em: 09 de setem. 2015.
LEWINSOHN, T. M.; PRADO, P. I. Quantas espécies há no Brasil? Megadiversidade,
v.1, p.36-42, 2005.
LORENZI, H. Plantas daninhas do Brasil: terrestres, aquáticas, parasitas e tóxicas.
4.ed. Nova Odessa: Plantarum, 2008.
MÉO, Guy di; SAUVAITRE, Claire; SOUFFLET, Fabrice. Les paysages de l’identité
(le cas du Piémont béarnais, à l’est de Pau).Geoccarrefour, v. 79, n. 2, 2004.
NASCIMENTO, Flávia Brito; SCIFONI, Simone. A paisagem cultural como novo
paradigma para a proteção: a experiência do Vale do Ribeira - S.P. Revista CPC,
São Paulo, n.10, maio/out.2010. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2014.
NAVES, R.V.;CHAVES, L. J. Uso e conservação de espécies frutíferas do Cerrado.
Jornal Gazeta Technológica, maio/ 2001.
PIRES, M. O.; SANTOS, I.M. (Orgs) REDE CERRADO – Construindo o Cerrado
Sustentável.Experiências e Contribuições das ONG’s –Brasília: Gráfica Nacional,
2000.
RIBEIRO, Ricardo Ferreira. História ecológica do Sertão Mineiro e a formação do
patrimônio cultural sertanejo. In: Cerrado e desenvolvimento. Tradição e atualidade.
DAYRELL, Carlos et al. Montes Claros, CAA-NM. 2000. P. 47 a 99.
RIBEIRO, R. W. Paisagem cultural e patrimônio. Brasília: Iphan, 2007.
RIBEIRO, J. F.; WALTER, B.M.T. Fitofisionomias do Bioma Cerrado. In: SANO S.
M. ALMEIDA, S.P. ed. Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: EMBRAPA-CPAC,
1997.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para
satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia: CEPAL/UNESCO,
1990.
VERDUM, Roberto; FONTOURA, Luis Mazini. Temáticas rurais: do local ao
regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS. Universidade Aberta do Brasil –
UAB/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o
Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.