ÉTICA E MORALIDADE EM COOPERATIVAS: UMA POSSIBILIDADE?

Autores/as

  • Diego Neves de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Cleiton Silva Ferreira Milagres Universidade Federal do Tocantins – UFT

Palabras clave:

gestão de cooperativas, moral, Ética

Resumen

O que é ética e moralidade? E como elas devem agir em direção a uma eficiente gestão
cooperativa pautada por princípios e valores que são de natureza própria? Neste estudo,
estas são as questões orientadoras a serem discutidas e refletidas por meio de uma
revisão bibliográfica sobre tal temática, no interior dos processos de intervenção social
aplicados às cooperativas, acerca de como se deve agir e como se pode entender a ação
dos outros, sob a perspectiva de Oliveira e Freitag. Entre os resultados, postula que a
ética e a moral podem ser uma possibilidade na gestão cooperativa desde que
enunciados os verdadeiros valores que são intrínsecos ao cooperativismo. Busca-se,
então, numa adequada gestão cooperativa priorizar a formação dos associados para que
se reconheçam como donos-usuários desta forma coletiva de se organizar e de também
formar os gestores externos para entender e atender as necessidades que surgem como a
de transmitir a dimensão social e cultivar os valores democráticos que permeiam a
prática do cooperativismo, diminuindo ou até evitando os diversos interesses individuais
colocado em jogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMODEO, Nora Beatriz Presno. Contribuição da Educação Cooperativa nos processos
de desenvolvimento rural. In: Nora Beatriz Presno Amodeo, Héctor Alimonda (Orgs)
Ruralidades: capacitação e desenvolvimento. Viçosa: Ed. UFV, 2006. p.151-176
BENECKE, Dieter W. Cooperação e desenvolvimento: o papel das Cooperativas no
processo de Desenvolvimento Econômico dos Países do Terceiro Mundo. Porto
Alegre RS, 1990. (Col. Cooperativismo 4).
COELHO, France Maria Gontijo. Ética e moral: uma discussão fundamental. In: A arte
das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa: Ed. UFV, 2005.
P.109-114.
CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Marketing Social e ético nas Cooperativas. Rio de
Janeiro: Editora FGV, 2003.
FREITAG, Bárbara. Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. São Paulo:
Papirus, 1992.
MOSCOVICI, Serge; DOISE, Willen. O problema. O trabalho de decisão. In:
Dissensões e consenso: uma teoria geral das decisões coletivas. Lisboa: Livros
Horizonte, 1991.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O saber, a ética e a ação social. In: Manuscrito:
Revista Internacional de Filosofia. Campinas: Unicamp. vol.XIII, n.2, out-1990, p.7-22.
REVISTA SEBRAE, n.7, p. 6-15, nov./dez. 2002.

Publicado

2020-04-24

Cómo citar

NEVES DE SOUSA, D. .; SILVA FERREIRA MILAGRES, C. . ÉTICA E MORALIDADE EM COOPERATIVAS: UMA POSSIBILIDADE?. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 61–73, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/2163. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos avulsos