O Instituto Paulo Freire: História, ações, desafios e o esperançar de um mundo diferente

The Paulo Freire Institute: History, actions, challenges and the hope of a different world

Autores/as

DOI:

10.46551/issn2179-6807v27n2p8-13

Palabras clave:

Entrevista, Instituto Paulo Freire

Resumen

Entrevista com Ângela Maria Biz Rosa Antunes, Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPT). 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ângela Maria Biz Rosa Antunes, Instituto Paulo Freire (IPF)

Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Pesquisa sobre gestão democrática da escola pública e sobre pedagogia da sustentabilidade, além de professora e assessora educacional. Licenciada em Letras (1982), Pedagoga (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de Jovens e Adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da Escola – Princípios e Propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002). Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos, tendo atuado no ensino fundamental, médio e cursos de suplência. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire. E-mail: angela.bizantunes@paulofreire.org – ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4342-1043.

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013) e Mestre em Educação pela mesma Instituição (2002). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (1989). É professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Tem experiência como Pedagoga na Escola Pública Básica e como Docente na Educação Básica e Superior, atuando especialmente na formação de profissionais professores. É coordenadora associada do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes desde dezembro de 2019. É, também, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes e do Programa de Pós-Graduação em Educação/Unimontes. E-mail: monica.amorim@unimontes.br – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3537-2686.

Publicado

2021-12-23

Cómo citar

BIZ ROSA ANTUNES, Ângela M.; TEIXEIRA AMORIM, M. M. O Instituto Paulo Freire: História, ações, desafios e o esperançar de um mundo diferente: The Paulo Freire Institute: History, actions, challenges and the hope of a different world. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 8–13, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p8-13. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4808. Acesso em: 22 nov. 2024.