A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – SIG NA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL E DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – IDH NA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI (BA) – 1991, 2000 E 2010
Mots-clés :
IDH, população, SIG, microrregião, BahiaRésumé
O histórico de desigualdade socioeconômico regional ao longo dos séculos no Brasil exige uma nova postura do Poder Público e privado para alcançar configurações mais harmoniosas nos aspectos renda, educação e qualidade de vida das populações. Compreender a evolução populacional e do desenvolvimento social no contexto regional contribuem para nortear políticas públicas e projetos da inciativa privada. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância do uso do Sistema de Informação Geográfica – SIG para subsidiar a análise do Índice Desenvolvimento Humano - IDH e da população na Microrregião de Guanambi – BA. Os resultados demonstraram que a cidade de Guanambi teve destaque nos três períodos analisados na Microrregião no que se refere ao IDH, alcançando os valores de 0.413, 0.548 e 0.673 em 1991, 2000 e 2010 respectivamente. Os municípios de menores IDH foram os de Lagoa Real, Matina e Malhada. Destaca-se que houve uma redução da população total em alguns municípios da Microrregião. Apesar do destaque de Guanambi em relação IDH na microrregião, o estudo revelou uma posição desfavorável dos demais municípios em relação ao IDH, com estratos de qualificação médio e baixo. A pesquisa relata uma população elevada na zona rural, isso requer uma maior atenção a essas comunidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Desenvolvimento Social 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.