ASSOCIAÇÕES E O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM OLHAR SOBRE BRASILEIRA, UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO
Résumé
O presente trabalho tem como objetivo compreender por que os agricultores familiares da comunidade Brasileira não se organizam em associações com intuito de promover o fortalecimento da agricultura familiar no município de Bom Jesus da Lapa - BA. Buscou-se ainda, traçar o perfil dos agricultores familiares, identificar a concepção que eles têm de associações e compreender como elas podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar. A pesquisa foi realizada sob a ótica da abordagem qualitativa. Adotou-se a pesquisa participante para a condução da investigação e alcance dos objetivos propostos, sendo adotados ainda, procedimentos de coleta de dados, tais como, a aplicação de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas. Tais instrumentos foram importantes para o alcance de informações relevantes para a realização da análise de dados por meio da técnica de triangulação. Durante pesquisa de campo, realizou-se coleta de dados primários com todos os agricultores da comunidade objeto deste estudo, o que contribuiu significativamente para a o alcance dos resultados almejados. Com base nos dados coletados pode-se perceber a importância da agricultura familiar para a geração de emprego e renda, bem como a necessidade de organização da produção agrícola realizada dentro da comunidade Brasileira. Foi possível identificar a existência de uma associação no quilombo voltada apenas para atividades sociais, os agricultores pretendem organizá-la para que, por intermédio da associação, possam inserir os excedentes produzidos em suas respectivas propriedades em outros mercados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.