ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS RECURSOS FINANCEIROS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE MINAS GERAIS: AS ESPECIFIDADES DO NORTE DO ESTADO
Mots-clés :
Financiamento, Eleições, Norte de MinasRésumé
As campanhas eleitorais são substanciais à concretização do processo democrático. Assim, é preciso que seja observada a situação de igualdade entre os candidatos, ressaltando-se a relação entre dinheiro e política presente nas campanhas eleitorais como possível índice de desigualdade material. Em um contexto moral e na lógica da ética, não deve preponderar no processo democrático a disposição de recursos financeiros dos candidatos, mas outros fatores, como a apresentação de melhores propostas e a identificação do candidato com a maioria dos eleitores. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas de dados relativos aos financiamentos de campanhas nas plataformas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de divulgação de contas de campanhas e de divulgação de resultados das eleições. A análise de dados demonstrou influência do poder econômico no sistema de acesso aos cargos políticos, indicando inexistência de paridade de recursos nas eleições mineiras, principalmente em regiões afastadas da Capital e menos desenvolvidas. Isso pode trazer diversos problemas, como a inviabilização da participação política de candidatos e partidos novos, o que prejudica a representatividade e, portanto, a democracia. Inferiu-se que, nas regiões analisadas, a democracia ainda está caminhando e suas regras precisam se aprimorar para que se aproxime de um patamar ideal.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.