Desafios freireanos
Democracia, violências e práxis dialógica na contemporaneidade
DOI :
10.46551/issn2179-6807v26n2p171-191Mots-clés :
educação, pensamento freireano, democracia, violencia, educação dialógicaRésumé
O presente artigo é um ensaio teórico interdisciplinar, que se propõe a discutir as bases atuais da sociedade (anti) democrática brasileira e como esta engendra relações autoritárias e violentas. O contexto atual brasileiro tem sinalizado um quadro assustador marcado por relações violentas e antidemocráticas nos mais diversos setores sociais. Discute-se, a partir dessa problemática tão atual, os conceitos de democracia e sociedade democrática como base necessária para a construção de relações dialógicas na sociedade como um todo, e especificamente no contexto pedagógico educacional. Apresenta uma discussão a partir do pensamento freireano e suas amplas e pertinentes dimensões das relações dialógicas e antidialógicas que podem ser construídas na sociedade, em contraposição à relações baseadas na violência e nos silenciamentos de determinados setores sociais cada vez mais invisibilizados. Discute-se, em diálogo com outros autores, os conceitos de Liberdade, utopia e humanização como possibilidades de transformação e luta em tempos de violência e ódio.
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