O contributo do ensino superior para o desenvolvimento na África Subsariana: Casos de Angola e Moçambique
The contribution of higher education in the development of Sub-Saharan Africa: case study of Angola and Mozambique
DOI :
10.46551/issn2179-6807v27n2p130-147Mots-clés :
África Subsariana, Desenvolvimento nacional, Educação, Ensino superior angolano, Ensino superior moçambicanoRésumé
África Subsariana é uma região que aposta na educação, em especial o ensino superior, para o seu aspirado desenvolvimento. Neste estudo apresentam-se dois exemplos da contribuição do ensino superior para o desenvolvimento nacional de dois países, Angola e Moçambique, mostrando os casos de duas Instituições de Ensino Superior: Escola Superior Politécnica do Namibe (em Angola) e Instituto Superior Politécnico de Manica (em Moçambique). O objetivo é mostrar como as duas instituições têm contribuído para o desenvolvimento local, e consequentemente nacional, com a sua oferta formativa e evidenciando-se os trabalhos de fim de curso de licenciatura. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental neste estudo múltiplo de caso, para além de um estudo de documentos institucionais. Os resultados mostram que as duas instituições têm contribuído na formação de quadros e na especialização de mão de obra, através das suas licenciaturas. Nesta pesquisa destacaram-se os trabalhos de fim de curso que visam múltiplos beneficiários e trazem benefícios investigativos, assim como sugestões de melhorias exequíveis com a finalidade de melhor produtividade, qualidade, efetivação e eficácia dos variados recursos disponíveis para um maior impacto no desenvolvimento local e consequentemente nacional.
Téléchargements
Références
BANCO MUNDIAL. Nove em cada dez pobres vão viver em África em 2030. Disponível em https://www.google.com/amp/s/observador.pt, consultado em 17/09/2020.
BOUENE, F. Moçambique: 30 anos de independência. Africana Studia. Rev. Internacional de Estudos Africanos, Universidade do Porto. (8), 69-84, 2005.
CAMPOS, G. A. G. & Lima, M. C. Mobilidade académica internacional e a transformação das práticas pedagógicas na direção da transculturalidade, a experiência de estudantes originários dos países de língua portuguesa. Revista: Ensino Superior, 45- out./nov. e dez. 2012, 35-45, 2012.
CORREIA, V. Educação e Desenvolvimento. Lisboa: Colibri, 2007
DECRETO Nº 31/2005 de 23 de agosto, Conselho de Ministros, Maputo, Moçambique.
DECRETO PRESIDENCIAL 285/20, de 29 de outubro. Diário da República, I Série, nº 173. Luanda. Estabelece a Reorganização da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior - Revoga o Decreto nº 5/09 de 7 de abril.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO. RioTinto: Asa, 1996.
GOVERNO DE ANGOLA. Sumário Executivo: estratégia Nacional de Formação de Quadros [ENFQ]. Luanda: autores, 2012.
GOVERNO DE ANGOLA. Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022. Luanda: Ministério da Economia e Planeamento, 2018.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Plano Quinquenal do Governo 2015-2019. Maputo, 2015.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA [MOÇAMBIQUE]. Moçambique: Inquérito Demográfico e de Saúde 2011. MEASURE DHS/ICF International. Maputo: Ministério da Saúde, 2013.
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA. Estatutos do Instituto Superior Politécnico de Manica, Matsinho. Distrito de Vanduzi. Moçambique, 2006.
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA-ISPM. Balanço do Plano Estratégico 2013-2017. Matsinho, Moçambique, 2018.
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA-ISPM. Dados dos graduados 2010-2019. Matsinho, Moçambique, 2020.
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA-ISPM. Manual para apresentação dos trabalhos académicos. Matsinho, Moçambique, 2016.
MARIO, et al, Breve história do ensino superior em Moçambique, 2003. Disponível em https://circulodesociologia.wordpress.com/breve-historia-do-es-em-mocambique/, consultado em 05/06/2020.
MASSINGA, R. A., VEREMU, G. & MASSINGA, A. P. Qualidade e Avaliação Institucional das Instituições do Ensino Superior: A Longa Caminhada Rumo a Qualidade”- O Dilema das Novas Instituições: O Caso do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), 2015. In Livro de Atas, 5ª Conferência FORGES, Universidade de Coimbra, Portugal, 18,19 e 20 de novembro, 54.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO PROFISSIONAL – MCTESTP (2018) Instituições de Ensino Superior em Moçambique, 2018. Disponível em https://www.mctestp.gov.mz, consultado em 05/10/2020
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Estratégico de Ensino Superior 2012-2020. Maputo, 2012.
OLIVEIRA, G. B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, maio/ago 2002. Curitiba, v.5, n.2, p. 37-48.
PATATAS, T. A. O papel do ensino superior no desenvolvimento de Angola: O caso da ESPtN. Revista FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), 2017. vol. 5, n. 2, p. 55-70.
PATATAS, T. A. Perceção Estudantil sobre o Insucesso Académico em Países de Língua Oficial Portuguesa: Caso de Angola e Moçambique. Revista FORGES, vol. 6, n. 1, (Bi-Anual – 2019), 31-49. Disponível em http://www.aforges.org/wp-
SENETE, D. E. S. C. Causas do abandono escolar universitário. Estudo de caso: Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique, Chimoio, 2008-2012. Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Moçambique, 2015.
TEMBE, T. A. F.; GOUVÊA, F. C. F. & TASMERÃO, A. S. Educação Superior em Moçambique: Entre o estado e a astúcia do capital. Jornal de Políticas Educacionais. V13. N. 33. Setembro de 2019.
TETA, J. S. (s. d.). Educação superior em Angola. Disponível em: www.pucrs.br/edipucrs/cplp/arquivos/teta.pdf, consultado em 11/01/2020.
UNIDADE TÉCNICA DE GESTÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE QUADROS - UTG/PNFQ (2015). Plano Nacional de Formação de Quadros [PNFQ] 2013-2020: Formar para a Realidade, Formar com Qualidade. Luanda: Gabinete de Comunicação e Imagem da UTG/PNFQ.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Teresa Patatas, Godwen Veremu 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.