Estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho

Stimulus and barriers to creativity in the work environment

Auteurs

DOI :

10.46551/issn2179-6807v28n1p177-191

Mots-clés :

Inovação, Criatividade, Estímulos, Barreiras, Trabalho

Résumé

A criatividade é avaliada como um diferencial no mercado. Atualmente, ela é valorizada pelas organizações como a chave-mestra da inovação. Este estudo visa, portanto, analisar a relação dos valores organizacionais com os estímulos e as barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. Para isso, foram utilizados conceitos de autores específicos sobre o assunto, buscando apresentar, inicialmente, um quadro referencial de criatividade e, em seguida, a sua abordagem no contexto organizacional, relacionando com os estímulos e barreiras à criatividade. Os resultados obtidos através deste estudo teórico demonstram os inúmeros fatores que podem inibir ou incentivar a criatividade no trabalho, bem como sua relação com os valores organizacionais, considerados o cerne da cultura organizacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Graciela Soares da Silva, Universidade Feevale

Mestra em Administração pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2038-8191 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

Vania Gisele Bessi, Universidade Feevale

Doutora em Administração. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: vania@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0973-0961 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/5576556337944768.

Références

ALENCAR, E. M. L. S. A gerência da criatividade: abrindo as janelas para a criatividade pessoal nas organizações. São Paulo: Makron Books, 2005.

ALENCAR, E. M. L. S. Desenvolvendo a criatividade nas organizações o desafio da inovação. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 6, p. 6-11, 1995.

ALENCAR, E. M. L. S.; FORMIGA SOBRINHO, A. B. A gestão da criatividade: cultivando a criatividade nas organizações. Curitiba: Prismas, 2017.

AMABILE, T. M. et al. Assessing the work environment for creativity. Academy of Management Journal, Birmingham, v. 5, n. 39, p. 1154-1184, 1996.

BEDANI, M. Valores, Praticas e criatividade organizacional: estudo do perfil cultural de uma instituição bancaria. Tese de doutorado, pós-graduação em psicologia social do trabalho e das organizações. Universidade de Brasilia, Brasilia, 2008

BRUNO-FARIA, M. F.; ALENCAR E. S. Estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. Revista de Administração, v.31, n.2, p.50-61, 1996.

BRUNO-FARIA, M. F.; VEIGA, H. M. S.; MACEDO, L. F. Criatividade nas organizações: análise da produção científica nacional em periódicos e livros da Administração e Psicologia, 2008.

BARDIN, L. Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France, 1977.

BEDANI, M. O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras a criatividade no ambiente de trabalho. Ram, Rev. Adm. Mackenzie, v.13, n. 3, p. 150-176. Ed. especial, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ram/v13n3/08.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2021.

CANDEIAS, A. A. Criatividade: perspectiva integrativa sobre o conceito e sua avaliação. In: M. F. MORAIS & S. BAHIA. Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção. Braga: Psiquilíbrios, 2008, p.41-64.

DE LA TORRE, S. Apresentação/prólogo. In: O. C. Ribeiro e M. C. Moraes. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014, p. 15-24.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HENNESSEY, Beth A.; AMABILE, Teresa M. Creativity. Annual Review of Psychology, v. 61, p 569-598, 2010. Disponível em: . Acesso em: jul. 2021.

LACERDA, F. M.; SANTOS, E. A.; VASCONCELOS, V. N. S. A.; BELFORT, A. C. Estímulos e barreiras à criatividade organizacional: a visão dos colaboradores de uma associação de profissionais médicos. Anais... Anais do III SINGEP e II S2IS – São Paulo, 2014

MARTENS, Y. Creative workplace: instrumental and symbolic support for creativity. Facilities, v. 29, n. 1, p. 63-79, 2011. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02632771111101331/full/html>. Acesso em: 02 jul. 2021.

MARTINS, E. C.; TERBLANCHE, F. Building organizational culture that stimulates creativity and innovation. European Journal of Innovation Management, v.6, n.1, p.64-74, 2003.

MARTINEZ, A. M. A criatividade nas organizações: o papel do líder. Universitas Psicologia, 1 (1), p. 59-78, 2000.

MUZZIO, H.; PAIVA JUNIOR, F. G. Gestão na Economia Criativa e a Identidade do Indivíduo Criativo Inovador: Em Busca de uma Convergência. Anais... XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2014.

NAKANO, T. C.; CAMPOS, C. R.; SILVA, T. F.; PEREIRA, E. K. G. Estilos de pensar e criar no contexto organizacional: Diferenças de acordo com o cargo profissional? Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 2(2), p. 171-193, 2011.

NAKANO, Tatiana de Cassia Psicologia positiva e criatividade: influência no contexto organizacional e do trabalho. In: G. F. SPADARI; T. C. NAKANO, M.F. BRUNO-FARIA. (Orgs.). Criatividade em organizações: temas atuais. São Paulo: Vetor, 2019, p.11-28.

PLUCKER, J. A.; BEGHETTO, R. A.; DAW, G. T. Why isn’t creativity more importante to educational psychologists? Potentials, pitfalls, and future directions in creativity research. Educational Psychologist, n. 39, p. 83-96, 2004.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014.

SHALLEY, C. E.; PERRY-SMITH, J. E. Effects of social-psychological factors on creative performance: The role of informational and controlling expected evaluation and modeling experience. Organizational Behavior and Human Decision Processes, n. 84 v.1, p. 1-22, 2001. Disponível em: <https://doi.org/10.1006/obhd.2000.2918>. Acesso em: 15 jul. 2021.

SHALLEY, C. E.; ZHOU, J.; OLDHAM, G. R. The effects of personal and contextual characteristics on creativity: where should we go from here. Journal of Management, v. 30, n. 6, p. 933-938, 2004.

SPADARI, G. F.; NAKANO, T. C. Criatividade no contexto organizacional: Revisão de pesquisas. Revista Sul-Americana de Psicologia, 3(2), p. 182-209, 2015.

SCHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

STERNBERG, R.; LUBART, T. Investing in creativity. American Psychologist, n. 51 v.7, p. 677-688, 1996.

YIN, R. K. Case study research: Design and methods. Beverly Hills: Sage Publications, 1984.

Publiée

2022-10-19

Comment citer

SILVA, G. S. da; PINHEIRO, C. M. P.; BARTH, M.; BESSI, V. G. Estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho: Stimulus and barriers to creativity in the work environment. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 177–191, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n1p177-191. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4744. Acesso em: 19 nov. 2024.