Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia

Illiteracy and social exclusion: Notes from the dialogue with Freire, Arroyo, Marta Oliveira and Antônia

Auteurs

DOI :

10.46551/issn2179-6807v27n2p118-129

Mots-clés :

Analfabetismo, Exclusão social, Freire, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Antônia

Résumé

Este texto marca o lugar da alfabetização como um “bem social” distribuído desigualmente na sociedade, na qual, as classes populares são desfavorecidas (FREIRE, 2008).  O presente trabalho estabelece um “diálogo” entre Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marta Oliveira e Antônia – mulher negra, trabalhadora e não alfabetizada. Este texto aponta a relação existente entre o analfabetismo e a exclusão social analisando o contexto e a vida da Antônia, em suas conexões com a educação de jovens e adultos e na implicação dos desafios teóricos-metodológicos para tratar desse tema. Um diálogo entre a educanda Antônia, sua trajetória de vida inseridas no contexto mais amplo do analfabetismo e as ações de educação popular.  Assim, trazer elementos que possam contribuir com a compreensão das situações colocados às pessoas adultas não alfabetizadas ao lidar com ocasiões que são necessários o uso dos códigos de leitura e escrita. Neste sentido, convidamos aos (as) leitores (as) a refletir sobre a história de Antônia não como uma história individual, mas como uma história coletiva, que apresenta a realidade de muitas/os pessoas adultas não alfabetizadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Andréia Luciane Sol Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Educação e Inclusão Social (FAE/UFMG). Especialista em História e Culturas Políticas (FAFICH/UFMG). Graduada em História (PUC/MG). Pesquisadora colaboradora: “Homeopatia tecnologia social das famílias agrícolas e ambientes: formação de agricultores (as), transição agroecológica e contribuições à Educação do Campo” (Faculdade de Educação /UFV). Atua como assessora na Associação Estadual de Defesa Social e Ambiental de Minas Gerais (AEDAS/MG).  E-mail: andreiasoll@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5857-7564.

Alexandre Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Antropologia Social (UFMG), Mestre em Administração na linha de pesquisa Gestão, Ambiente e Desenvolvimento (UFLA). Graduado em Agronomia (UFLA). Atua como agente da Comissão Pastoral da Terra.  E-mail: alexandrecpt@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6157-9648.

Références

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre, Imagens e Auto-Imagens. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2000.

ARROYO, Miguel G. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade público. In: SOARES, L., GIOVANETTI, M.A.G.C., & GOMES, N.L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

BARRETO, José. BARRETO, Vera. (1990). A formação de alfabetizadores. In: GARCIA, Pedro et al. Cadernos de Educação Popular, n. 17. Petrópolis, RJ: Vozes/Nova. p.54-61.

BRASÍLIA. Mapa do Analfabetismo no Brasil. MEC/INEP, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. p. 158.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 4ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 45ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2013- (Preconceitos v. 2).

NERIS, Jota. Dedo Lambuzado: poemas e causos sertanejos. Vitória da Conquista: [s.n.], Brasil Artes Gráficas LTDA. 2005.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Analfabetos na sociedade letrada: diferenças culturais e modos de pensamento. São Paulo: Travessia, v. 5, n. 12, pp. 17-20, jan. /abr. 1992.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo, 2009: ed. HUCITEC. 1998. p.490.

RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo e atitudes: Pesquisa com jovens e adultos. Campinas, SP: Papirus, 1999. 4 edições 2009.

SOARES, Leôncio (Org.); et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 296p.

TORRES, Rosa, M. Ações nacionais de alfabetização de adultos na América latina: uma revisão crítica. In: GARCIA, Pedro et al. Cadernos de Educação Popular, n. 17. Petrópolis, RJ: Vozes/Nova. 1990. p.09-23

Publiée

2022-01-31

Comment citer

SOL SOUZA, A. L.; GONÇALVES, A. Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia: Illiteracy and social exclusion: Notes from the dialogue with Freire, Arroyo, Marta Oliveira and Antônia. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 118–129, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p118-129. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4918. Acesso em: 14 nov. 2024.