Serviço social e capacitismo: A formação profissional de estudantes com deficiência

Social work and ableism: The profissional training of students with disablities

Auteurs

DOI :

10.46551/issn2179-6807v28n2p125-149

Mots-clés :

Serviço Social, Capacitismo, Estudantes, Deficiência, Políticas Afirmativas

Résumé

O presente estudo aborda as nuances sobre o acesso e a formação profissional de estudantes com deficiência no curso de Serviço Social de uma universidade pública federal no estado de São Paulo. Nesse sentido, busca-se apreender a efetividade do ingresso estudantil a partir da lei 12.711 de 2012, e como as políticas afirmativas se desenvolveram para esse grupo. Para tanto, realizou-se uma análise documental sobre os dados de ingressantes no curso entre 2018 e 2021, de forma a quantificar a inserção desses estudantes, apontando, inclusive, como o capacitismo ainda é colocado como uma barreira moral e social no acesso formativo. Nota-se, então, que o ingresso de estudantes com deficiência avançou no país, porém, o seu número ainda é pouco expressivo no curso de serviço social, além de que as políticas de educação precisam ter sustentação no ensino básico para que o direito de acesso ao nível superior seja efetivamente garantido.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Egidio Nakasone, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo. Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3211-1368. E-mail: nakasone@unifesp.br

Luzia Fátima Baierl, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Assistente Social. Docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo. Mestra e Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1550-9451. E-mail: baierl@unifesp.br.

Références

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). “Desafios à formação profissional em tempos de crise mundial – A ABEPSS nas atividades comemorativas de 15 de maio de 2009”. Temporalis. Brasília: ABEPSS, n. 17, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Relatório da Pesquisa sobre o perfil discente de pós-graduação em Serviço Social. Gestão 2017-2018. “Quem é de luta, Resiste”. 2020. 51 p. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/arquivo-2-pesquisa-abepss-20200402101 6188712970.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRASIL. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o Ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 17 mai. 2022.

BRASIL. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 mai. 2022.

BRASIL. Memória da Administração da Pública Brasileira. Instituto dos surdos-mudos. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/365-instituto-dos-surdos-mudos. Acesso em: 07 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº. 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com o aprendizado ao Longo da Vida. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Presidência da República: Brasília (DF), 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 09 jun. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do/a Assistente Social. Brasília: CFESS, 2012.

DIAS, Adriana. “Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social”. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência–SEDPcD/Diversitas/USP Legal–São Paulo, 2013.

DINIZ, Debora. “O modelo social da deficiência”. SérieAnis 28, Brasília, LetrasLivres, p. 1-8, 2003.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, E. J. X.; SILVA, Ivonete da; RODRIGUES, M. L. “Ensino superior e implicações para o serviço social: da precarização à resistência qualificada”. In: SILVA, Ademir Alves da; PAZ, Rosângela Dias Oliveira da (Orgs.). Políticas públicas e direitos sociais: no contexto da crise contemporânea. São Paulo: Paulinas, 2020, p. 185-198.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 24 maio 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Panorama Nacional e Internacional de Produção de Indicadores Sociais: grupos populacionais específicos e uso do tempo. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101562.pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. “Desafios à docência superior: pressupostos a considerar”. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. p. 63-84.

GOULART, Nathália. “Cota não resolve problema da educação. Ela cria ilusão”. Veja Online, 22 dez. 2012. Educação. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/cota-nao-resolve-problema-da-educacao-ela-cria-ilusao/. Acesso em: 27 maio 2022.

MARCÍLIO, M. L. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MARCO, Victor Di. Capacitismo: o mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020.

MELLO, A. G. “Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC”. Ciênc. Saúde col. 21. (10). Out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.

OLIVEIRA, Elida. “O momento presente pede novas narrativas, diz Conceição Evaristo, homenageada no Enem 2018”. G1, 06 de novembro de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2018/noticia/2018/11/06/o-momento-presente-pede-novas-narrativas-diz-conceicao-evaristo-homenageada-no-enem-2018.ghtml. Acesso em: 20 jun. 2022.

“RIBEIRO sobre crianças deficientes nas escolas: “não queremos inclusivismo”. Portal UOL, Educação, 24 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/08/24/milton-ribeiro-ministro-da-educaca o-fala-criancas-deficiencia.htm. Acesso em: 15 de jun. 2022.

PINHEIRO, Daniel Calbino; PEREIRA, Rafael Diogo; XAVIER, Wescley Silva. “Impacto das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais”. Rev. Bras. Educa. v. 26. 2021. p. 1-30. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/pJbNpfcXxbkPtzwg3CWrSMD/?lang=pt. Acesso em: 27 maio. 2022.

SOUZA, Ivan Vale de. “Contemporaneidade e Serviço Social: A Formação Profissional do Assistente Social na Educação a Distância em Tempos de Inclusão”. Rev. Científica em Educação a distância. v.5, nº 2, 2015, p. 175-195. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/246/142. Acesso em: 30 abr. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/san7/images /pdfs/ceg/PPP_servi%C3%A7o%20social_%20APROVADO%20PROGRAD%202016.compressed.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Programa Acessibilidade na Educação Superior – Programa Incluir. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/acessibilidade/acessibilidade/programa-incluir /apresentacao. Acesso em: 18 maio 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/osa2/images/PDF/regimento_prograd.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria de Graduação. Análise do Perfil dos Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo 2018 e 2019. UNIFESP, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Sistema Unificado - SISU - Convocados para 1ª Pré-Matrícula Online, 2019. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/vestibular/images/VESTIBULAR-prograd/2019/cham adas/sisu/Orienta%C3%A7%C3%B5es%20-%20SISU%20-%2029%20de%20janeiro% 20de%202019.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

VEIGA, Ilma Passos Alancastro. “Docência universitária na educação superior”. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006. p. 85-96.

Publiée

2022-12-20

Comment citer

NAKASONE, P. E.; BAIERL, L. F. Serviço social e capacitismo: A formação profissional de estudantes com deficiência: Social work and ableism: The profissional training of students with disablities. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 125–149, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p125-149. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6121. Acesso em: 22 nov. 2024.