Políticas de ação afirmativa na perspectiva dos direitos humanos: O caso das cotas raciais brasileiras

Affirmative action policies from a human rights perspective: The case of brazilian racial quotas

Auteurs

DOI :

10.46551/issn2179-6807v28n2p150-161

Mots-clés :

Políticas de Cotas, Direitos Humanos, Universidade, Ação Afirmativa

Résumé

Na tentativa de apresentar uma articulação entre direitos humanos e a educação, este artigo visa promover um debate em torno da importância das políticas de ação afirmativa no reconhecimento de desigualdades e na promoção de acesso à universidade, com destaque para o viés das cotas raciais. Para esta escrita foi realizada uma pesquisa, cuja metodologia de cunho qualitativo recorreu em bibliografias que discutem direitos humanos, relações étnico-raciais e políticas de ação afirmativa, tendo como foco central entender que a política de cotas é um mecanismo fundamental na promoção de justiça social e de diversidade em espaços historicamente marcados por desigualdades, como a universidade pública brasileira.

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Bibliographies de l'auteur

Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrado em Direitos Humanos, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG). ORCID: orcid.org/0000-0001-7551-9980. E-mail: guscmg@discente.ufg.br.

Carmem Lúcia Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Geografia, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG), Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFCAT). ORCID: orcid.org/0000-0002-6629-1512. E-mail: clcgeo@gmail.com.

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Publiée

2022-12-20

Comment citer

EUFRÁSIO, G. H. C.; COSTA, C. L. Políticas de ação afirmativa na perspectiva dos direitos humanos: O caso das cotas raciais brasileiras: Affirmative action policies from a human rights perspective: The case of brazilian racial quotas. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 150–161, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p150-161. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6122. Acesso em: 22 nov. 2024.