Formação de professores por uma educação inclusiva: Uso do design thinking como ferramenta formativa
Teacher training for inclusive education: Use of design thinking as a training tool
DOI :
10.46551/issn2179-6807v30n1p193-212Mots-clés :
Educação Inclusiva, Acessibilidade, Inclusão, Formação de professores, Design ThinkingRésumé
A Educação Inclusiva está prevista na legislação brasileira como um direito de todos. Sua efetivação, no entanto, encontra diversos obstáculos, dentre a superação das barreiras de acessibilidade metodológica. Visando contribuir com professores e outros profissionais da área da educação no processo de superação dessas barreiras, apresenta-se o Design Thinking como ferramenta para auxiliar na formação desses na elaboração de aulas que priorizem a inclusão escolar dos alunos com deficiência. O processo de Design Thinking considera os princípios de empatia, colaboração, criatividade e otimismo, que corroboram com a proposta de contribuir com a elaboração de material para a formação de professores. Como fundamentação teórica, dentre outros, recorreu-se a autores que escreveram sobre Design Thinking, como Tim Brown e Priscila Gonsales; sobre inovação, tecnologia e educação seguimos com Vani Moreira Kenski, José Manuel Moran e Manuel Castells; sobre formação de professores contou-se com as contribuições de Francisco Imbernón e sobre Educação inclusiva destacamos Lev Semyonovich Vigotski, Romeu Kazumi Sassaki e Maria Teresa Eglér Mantoan. A relevância dessa proposta está em colaborar com a formação de professores, de modo que isso tenha impacto positivo na inclusão dos alunos com deficiência, a partir da superação da barreira de acessibilidade metodológica.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Elaine. Sampaio. “Mediação e aprendizagem docente”. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 9. 2009, São Paulo, Anais: ABRAPEE. Disponível em: trabalhos-completos-ix-conpe_2009_issn-1981-2566.pdf (wordpress.com). Acesso em: 16 ago. 2020.
BAUMEL, Roseli. C. Rocha de Carvalho.; CASTRO, Adriano, Monteiro de. “Formação de professores e a escola inclusiva: questões atuais”. Integração. Brasília, v. 14, n. 24, p. 6-11, 2002.
BESSANT, John. TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman. 2009.
BONINI, Luiz Alberto; SBRAGIA, Roberto. “O modelo de Design Thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico”. Revista de Gestão e Projetos, v.2, n.1. 2011.
BRASIL. Lei nº 13.146/2015. “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência” (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Poder Executivo. Brasília, DF. 2015.
BRASIL. “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”. Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4ª Ed., rev. e atual. Brasília. Secretaria de Direitos Humanos, 2010. 100p.
BRASIL Lei nº 9.394/1996. D”iretrizes e Bases da Educação Nacional”. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. 1996. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: jan. 2019.
ROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A Sociedade em rede. v. 1. São Paulo, Paz e Terra, 2000.
DIAS, Duartina Ana. “Educação Inclusiva: superando as barreiras de acessibilidade metodológica” [recurso eletrônico]. Ebook. Disponível em: <http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.260>. 2021.
FÁVERO, Cristina. Hill. COSTA. Helder. Gomes.” Inclusão: a Acessibilidade como Garantia de Educação de Qualidade”. XI Simpósio de excelência em Gestão e tecnologia. Out. 2014. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/44520505.pdf>. Acesso em: 22 de mai. 2020.
FREITAS, Marcos. Cezar. de. JACOB, Rosângela. Nezeiro. da Fonseca. “Inclusão educacional de crianças com deficiências: notas do chão da escola”. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e186303, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/m5WGhYVWK7JpD56yccxDtfD/ Acesso em: 17 jan. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: Novas tendências. 1° ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.
JACOB, Rosangela Nezeiro da Fonseca. “Inclusão escolar: direito e dever”. In: SILVA, Ana Maria de Barros. Heldy meu nome: rompendo barreiras da surdocegueira. 1ª ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LIMA, Francisca. Cícera. de.; JERÔNIMO, Rita Carolina Gondim da Fonseca; GOUVEIA, Luciana de Freitas Patriota. “Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente”. Brazilian Journal of development Braz. J. of Develop. Curitiba, v.6, n.10, oct. 2020.
MANTOAN, Maria. Teresa Eglér. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, 2006.
MATTOS, Laura Kemp de; NUERNBERG, Adriana. Henrique. “Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil”. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 129-142, jan./abr. 2011 Disponível em: encurtador.com.br/dgnQZ. Acesso em: 23 de out. 2019.
OLIVEIRA, Aline Cristina Antoneli. “A contribuição do Design Thinking na educação. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial”. Especial Educação. Florianópolis 2014/2, p.104-121. Disponível em: http://etech.sc.senai.br/index.php/edicao01/article/view/454/368. Acesso em: 22 de mai. 2020.
RODRIGUES, David. “Questões preliminares sobre o desenvolvimento de políticas de Educação Inclusiva”. In: Inclusão: R. Educ. esp., Brasília, v. 4, n. 1, p. 33-40, jan./jun. 2. 2008.
ROMAN, Marcelo Domingues; MOLERO, Elaine Soares da Silva e SILVA, Carla Cilene Baptista da. “Concepções de professores sobre a política de educação inclusiva: um estudo de caso”. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2020, vol.24, e217022. Epub 19-Out- 2020.
SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. “A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI”. In: Inclusão. Revista da Educação Especial. Out. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf> Acesso em: 23 de jun. de 2017.
SASSAKI, Romeu Kazumi. “Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação”. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. Disponível em: <https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_- _Acessibilidade.pdf?1473203319> Acesso em: 02 de fev. de 2019.
SASSAKI, Romeu. Kazumi. “Inclusão: O paradigma do século 21”. In: Inclusão: Revista da Educação Especial. Out. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf> Acesso em: 23 de março de 2020.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: contexto. 2011
SPAGNOLO, Carla. “A formação continuada de professores: o DesignThinking como perspectiva inovadora e colaborativa na educação básica”. 2017. 219f. Tese (Doutorado e Educação). Programa de Pós Graduação em Educação PURCS. 2017.
TAVARES,L. M.F Lídia Mara Fernandes Lopes; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; FREITAS, Larissa Medeiros Marinho dos .“Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente”. Rev. bras. educ. espec. [online], vol.22, n.4, pp.527-542. ISSN 1980-5470. 2016.
VARGAS, Adriana. PORTILHO, Evelise Maria Labatut. “Representações Sociais e Concepções Epistemológicas de Aprendizagem de Professores da Educação Especial”. Rev. bras. educ. espec. Bauru. SP. July/Sept. 24(3). 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000300004>. Acesso em: 19 de set. de 2019.
VERONEZ, Rafaela Júlia Batista; DAMASCENO, Benito Pereira; FERNANDES, Yvens Barbosa. “Funções psicológicas superiores: origem social e natureza mediada”. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 14(6):537- 541, nov./dez., 2005
VIGOTSKI. Lev Semionovitch. “O problema do ambiente na pedagogia.” In: Longarezi A. M; Puentes, R. B. (Orgs). Ensino Desenvolvimental: Antologia. Livro 1. (pp. 15-38). Uberlândia – MG: EDUFU, 2017.
WÜRFEL, Rudiane Ferrari. “Contribuições da Teoria Histórico Cultural de Vigotski para a educação especial: Análise do GT 15 da ANPED. 2015”. 94f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. 2015.
ZANCAN RODRIGUES, Larissa. PEREIRA, Beatriz. MOHR, Adriana. “O Documento Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP”. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 1–39.2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16205>. Acesso em: 19 de set. de 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Duartina Ana Dias 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.