JUSTIÇA DISTRIBUTIVA E TEORIA DO RECONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA RESOLUÇÃO DOS DILEMAS SOCIAIS E CULTURAIS
Palavras-chave:
justiça social, justiça distributiva, teoria do reconhecimento, direito à educaçãoResumo
O acesso aos direitos sociais, à garantia da liberdade formal, da liberdade substantiva, à valorização da diversidade, ao estímulo da autoestima, às vivências livres do amor, à manutenção das diferentes identidades, à construção dos fundamentos morais de boa vida - entre outros - são alguns dos vieses os quais compõem o universo analítico dos autores John Rawls e Amartya Sen (Justiça Distributiva), Axel Honnet e Nancy Fraser (Teoria do Reconhecimento) que, de alguma forma, vêm contribuindo para alicerçar as práticas dos movimentos sociais e instituições públicas. Assim, o propósito do artigo é apresentar alguns recortes sobre a teoria da Justiça Distributiva e a Teoria do Reconhecimento. Buscar se-á refletir, também, como tais abordagens teóricas têm contribuído para ressignificar alguns dilemas que envolvem o acesso ao ensino de grupos menos privilegiados como, por exemplo, o acesso dos negros ao ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Desenvolvimento Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.