Quando Paulo Freire vier: Pedagogia do Oprimido, Santa Cruz e Religião

When Paulo Freire Comes: Pedagogy of the Oppressed, Holy Cross and Religion

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v27n2p41-70

Palavras-chave:

Educação problematizadora, Paulo Freire e evangélicos, Crítica da religião, Comunidade pentecostal

Resumo

Este artigo procura compreender duas obras e contextos, a Pedagogia do Oprimido (1968), do filósofo e educador Paulo Freire, e o filme-documentário Santa Cruz (2000), do cineasta João Moreira Salles e do jornalista Marcos Sá Corrêa. A primeira obra, critica educação tradicional, propõe a educação problematizadora e a mudança social radical. A segunda, mostra o cotidiano de evangélicos pentecostais na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro durante a construção de seu pequeno templo. Elaborou-se um paralelo entre as obras e, nos contextos sócio-históricos, tangentes. Entende-se que uma reflexão socio-crítica se faz essencial diante do crescimento evangélico e seu forte impacto na política, educação e sociedade brasileiras. A metodologia qualitativa-teórica, baseada em uma perspectiva histórico-antropológica, guiará a construção discursivo-textual deste artigo. A partir da exposição resumida das obras e da seleção de passagens-chave, buscam-se três resultados: a importância da releitura das ideias paulofreirianas para compreender melhor o mundo contemporâneo; a crítica das abordagens romântico-fenomenológicas e, por fim, o convite à transformação social a partir da crítica paulofreriana à sectarização e à educação não-problematizadora.

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Biografia do Autor

Emerson Sena da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Ciência da religião, antropólogo, professor do Departamento de Ciência da religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: emerosn.pesquisa@gmail.com – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5407-596X.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SENA DA SILVEIRA, E. Quando Paulo Freire vier: Pedagogia do Oprimido, Santa Cruz e Religião: When Paulo Freire Comes: Pedagogy of the Oppressed, Holy Cross and Religion. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 41–70, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p41-70. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4812. Acesso em: 21 dez. 2024.