Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia

Illiteracy and social exclusion: Notes from the dialogue with Freire, Arroyo, Marta Oliveira and Antônia

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v27n2p118-129

Palavras-chave:

Analfabetismo, Exclusão social, Freire, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Antônia

Resumo

Este texto marca o lugar da alfabetização como um “bem social” distribuído desigualmente na sociedade, na qual, as classes populares são desfavorecidas (FREIRE, 2008).  O presente trabalho estabelece um “diálogo” entre Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marta Oliveira e Antônia – mulher negra, trabalhadora e não alfabetizada. Este texto aponta a relação existente entre o analfabetismo e a exclusão social analisando o contexto e a vida da Antônia, em suas conexões com a educação de jovens e adultos e na implicação dos desafios teóricos-metodológicos para tratar desse tema. Um diálogo entre a educanda Antônia, sua trajetória de vida inseridas no contexto mais amplo do analfabetismo e as ações de educação popular.  Assim, trazer elementos que possam contribuir com a compreensão das situações colocados às pessoas adultas não alfabetizadas ao lidar com ocasiões que são necessários o uso dos códigos de leitura e escrita. Neste sentido, convidamos aos (as) leitores (as) a refletir sobre a história de Antônia não como uma história individual, mas como uma história coletiva, que apresenta a realidade de muitas/os pessoas adultas não alfabetizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Luciane Sol Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Educação e Inclusão Social (FAE/UFMG). Especialista em História e Culturas Políticas (FAFICH/UFMG). Graduada em História (PUC/MG). Pesquisadora colaboradora: “Homeopatia tecnologia social das famílias agrícolas e ambientes: formação de agricultores (as), transição agroecológica e contribuições à Educação do Campo” (Faculdade de Educação /UFV). Atua como assessora na Associação Estadual de Defesa Social e Ambiental de Minas Gerais (AEDAS/MG).  E-mail: andreiasoll@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5857-7564.

Alexandre Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Antropologia Social (UFMG), Mestre em Administração na linha de pesquisa Gestão, Ambiente e Desenvolvimento (UFLA). Graduado em Agronomia (UFLA). Atua como agente da Comissão Pastoral da Terra.  E-mail: alexandrecpt@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6157-9648.

Referências

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre, Imagens e Auto-Imagens. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2000.

ARROYO, Miguel G. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade público. In: SOARES, L., GIOVANETTI, M.A.G.C., & GOMES, N.L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

BARRETO, José. BARRETO, Vera. (1990). A formação de alfabetizadores. In: GARCIA, Pedro et al. Cadernos de Educação Popular, n. 17. Petrópolis, RJ: Vozes/Nova. p.54-61.

BRASÍLIA. Mapa do Analfabetismo no Brasil. MEC/INEP, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. p. 158.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 4ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 45ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2013- (Preconceitos v. 2).

NERIS, Jota. Dedo Lambuzado: poemas e causos sertanejos. Vitória da Conquista: [s.n.], Brasil Artes Gráficas LTDA. 2005.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Analfabetos na sociedade letrada: diferenças culturais e modos de pensamento. São Paulo: Travessia, v. 5, n. 12, pp. 17-20, jan. /abr. 1992.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo, 2009: ed. HUCITEC. 1998. p.490.

RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo e atitudes: Pesquisa com jovens e adultos. Campinas, SP: Papirus, 1999. 4 edições 2009.

SOARES, Leôncio (Org.); et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 296p.

TORRES, Rosa, M. Ações nacionais de alfabetização de adultos na América latina: uma revisão crítica. In: GARCIA, Pedro et al. Cadernos de Educação Popular, n. 17. Petrópolis, RJ: Vozes/Nova. 1990. p.09-23

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

SOL SOUZA, A. L.; GONÇALVES, A. Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia: Illiteracy and social exclusion: Notes from the dialogue with Freire, Arroyo, Marta Oliveira and Antônia. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 118–129, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p118-129. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4918. Acesso em: 22 nov. 2024.