Educação à distância: o ensino e a aprendizagem para além das paredes da sala de aula numa perspectiva vygotskyana

Autores

  • Maria das Dores Gouveia Alves Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Mônica Vieira Ramos Figueiredo Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Ricardo de Mattos Fernandes Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca da educação à distância e a sua concepção de ensino-aprendizagem para construir conhecimento nesta modalidade. Para tanto, utilizou-se das contribuições da teoria de Vygotsky, para explicar o processo de ensino-aprendizagem de uma formação à distância. Inicialmente buscou-se situar o surgimento das técnicas e sua evolução na sociedade, em seguida vislumbraram-se as primeiras experiências da educação à distância de forma geral e especificamente no Brasil, e por último situou-se o ensino-aprendizagem de uma formação construída à distância, numa perspectiva vygotskyana.

Palavras-chave: Educação à distância. Técnica. Evolução. Ensino e aprendizagem.

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Referências

Chermann, Mauricio & Bonini, L. Mendes. (2000). Educação a distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. São Paulo, Brasil: universidade de Bras Cubas.

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Vygotsky, L. S. (1982). Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Fuenlabrada. Madrid: Gráficas Rogar.

Vygotsky, L. S. (1984). A Formação Social da Mente. São Paulo, Brasil: Martins Fontes.

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Publicado

20.12.2010

Como Citar

DAS DORES GOUVEIA ALVES, M. .; VIEIRA RAMOS FIGUEIREDO, M. .; DE MATTOS FERNANDES, R. . Educação à distância: o ensino e a aprendizagem para além das paredes da sala de aula numa perspectiva vygotskyana. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 115–134, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/101. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos