Ensino investigativo de Ecologia a partir de uma proposta didática de campo

Autores

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de avaliar uma proposta investigativa de ensino de Ecologia. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de intervenção, tendo como participantes o professor e 26 alunos do segundo período do curso técnico subsequente em Meio Ambiente. Uma proposta didática foi elaborada e desenvolvida ao longo de 26 aulas, tendo como referência os pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação. Os resultados apontam para uma avaliação positiva da proposta, por aliar teoria e prática contribuindo para a formação básica e técnica; integrar conceitos; favorecer uma abordagem dialógica envolvendo a participação ativa dos alunos e pela excelente aceitação por parte da turma.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ecologia. Estratégia Didática. Abordagem Investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella. Ensino por investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Ensino de ciência unindo a pesquisa à prática. CARVALHO, Anna Maria Pessoa (org.). São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2004.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 2011.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma abordagem à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.

CHIZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Petropólis: Vozes, 2006.

COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 3 ed., 1998.

DEBOER, George. Historical perspectives on inquiry teaching in schools. In: FLICK, L.D., LEDERMAN, N. G. (Org.). Scientific inquiry and nature of science: Implications for teaching, learning and teacher education. Netherlands: Springer, 2006. p. IX-XVIII.

FONSECA, Gustavo da; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 1, n. 3, 2008, p. 70-92.

MELO, Luiz Antonio Silveira; MOREIRA, Andréa Nunes; SILVA, Francisco de Assis Nunes da. Armadilha para monitoramento de insetos. Comunicado Técnico da Embrapa Meio Ambiente, n.7, jul. 2001.

MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 1, 2008.

PEREIRA, Boscoli Barbosa. Experimentação no ensino de ciências e o papel do professor na construção do conhecimento. In: Cadernos da FUCAMP, Brasil, v. 9, n. 11, 2010.

SANTOS, André Maurício Melo, TABARELLI, Marcelo. Variáveis múltiplas e desenho de Unidades de Conservação: uma prática urgente para a Caatinga. In: LEAL, I. R., TABARELLI, M., SILVA, J. M. C. (Org.). Ecologia e conservação da Caatinga. Ed. Universitária da UFPE, Recife, p. 735-776, 2003.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004, p. 133-147.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. O ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminares. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 2, 2009.

TRÓPIA, Guilherme. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, 2011, p. 121.

ZÔMPERO, Andreia de Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 675-684, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Como Citar

BINATTO, P. F.; MAGALHÃES, M. M. Ensino investigativo de Ecologia a partir de uma proposta didática de campo. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 12, p. 83–93, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/1062. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos