Ensino investigativo de Ecologia a partir de uma proposta didática de campo

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Resumo

O objetivo do trabalho foi o de avaliar uma proposta investigativa de ensino de Ecologia. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de intervenção, tendo como participantes o professor e 26 alunos do segundo período do curso técnico subsequente em Meio Ambiente. Uma proposta didática foi elaborada e desenvolvida ao longo de 26 aulas, tendo como referência os pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação. Os resultados apontam para uma avaliação positiva da proposta, por aliar teoria e prática contribuindo para a formação básica e técnica; integrar conceitos; favorecer uma abordagem dialógica envolvendo a participação ativa dos alunos e pela excelente aceitação por parte da turma.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ecologia. Estratégia Didática. Abordagem Investigativa.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Como Citar

BINATTO, P. F.; MAGALHÃES, M. M. Ensino investigativo de Ecologia a partir de uma proposta didática de campo. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 12, p. 83–93, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/1062. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos