Sólidos geométricos por meio de material manipulável: um recurso para o ensino de Geometria

Autores

  • Thaiana Martins Marques Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) https://orcid.org/0000-0002-3294-5098 http://lattes.cnpq.br/0945303592576484
  • Marco Aurélio Meira Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Aldemi Ferreira Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Resumo

Este artigo aborda uma atividade desenvolvida por bolsistas do Pibid com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Salinas-MG. Atividade desenvolvida em apoio a professores que buscavam a iniciação dos alunos no estudo de Geometria. Assim, desenvolveu-se uma oficina com a temática: Montando Sólidos Geométricos. Nessa atividade os alunos construíram os sólidos geométricos com a manipulação de materiais, simultaneamente ao estudo dos sólidos trabalhados. Tudo em constante monitoramento por parte dos professores e bolsistas, validando os acertos e destacando os erros, e desta forma, ajudando os alunos a reformular concepções e contornar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da Geometria. Mostrou ainda o quanto a Matemática é presente no cotidiano e interessante de ser aprendida. Serviu também para mostrar que se o material manipulável for bem utilizado poderá se tornar uma importante ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria.

Palavras-chave: Ensino de Geometria. Material Manipulável. PIBID.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Como Citar

MARQUES, T. M.; FONSECA, M. A. M.; MENDES, A. F. Sólidos geométricos por meio de material manipulável: um recurso para o ensino de Geometria. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 13, p. 109–119, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/1095. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos