Memórias, saberes e práticas de professoras da EJA (1940-1960)

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Resumo

Este artigo apresenta parte da pesquisa História, Memória e Vivências: a EJA no Norte de Minas Gerais — 1940-1960, investigando a historiografia local, reconstituindo a história e memória dos saberes e práticas de professoras. Procurou-se compreender como procediam na alfabetização dos adultos, considerando as dificuldades daquela realidade para o saber sobre sua profissão, situado no campo da Educação de Jovens e Adultos, focado na história oral temática. Os resultados da pesquisa apontam o modo como as trajetórias dessas educadoras foram construídas, marcadas pela coibição política e pedagógica em uma época em que o sertão do Norte de Minas Gerais era considerado uma região de “resistência habitual ao analfabetismo”. A presente pesquisa conduziu à percepção de que as professoras alfabetizadoras não somente criaram alternativas de trabalho ou mesmo aprenderam com suas próprias experiências, mas se inscreveram em uma tradição, retomando laços com a EJA, como tributárias, continuadoras e recriadoras de uma tradição.

Palavras-chave: História. Memória. Saberes e Práticas. EJA no Norte de Minas Gerais.

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Publicado

20.03.2019

Como Citar

MELLO, R. Memórias, saberes e práticas de professoras da EJA (1940-1960). Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 12, n. 14, p. e201904, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/116. Acesso em: 22 dez. 2024.

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