O uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na visão dos alunos do curso de licenciatura em Matemática semipresencial

Autores

  • Antônio Marcos da Costa Silvano Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Bergson Rodrigo Siqueira de Melo Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza http://orcid.org/0000-0003-0437-8062

Resumo

O artigo analisa as contribuições das interações vivenciadas por um grupo de alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em uma turma de licenciatura em Matemática semipresencial de uma Universidade Pública de Fortaleza. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições das interações pedagógicas relativo à formação dos alunos de licenciatura em Matemática na modalidade semipresencial. Nesse sentido os novos ambientes coletivos, colaborativos e interativos de aprendizagem aliados à educação semipresencial, são utilizados na perspectiva de contribuir com essa modalidade de ensino. No procedimento metodológico da pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado onde os sujeitos apresentaram suas análises sobre as contribuições das interações colaborativas do curso de matemática por meio do AVA moodle. Foi possível verificar que os alunos apresentaram certos domínios de algumas habilidades no uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, buscaram ao interagir de forma colaborativa na construção de conhecimentos e mudanças de concepções do uso das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Educação semipresencial. Ambiente virtual de aprendizagem. Educação Matemática.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Como Citar

SILVANO, A.; MELO, B. O uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na visão dos alunos do curso de licenciatura em Matemática semipresencial. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 12, p. 13–23, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/139. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos