Educação, Imprensa e Sertão do Norte de Minas Gerais: lugar(es) de histórias

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Resumo

Este trabalho objetivou investigar a historiografia local, no sentido de pensar a educação, em especial na região norte de Minas Gerais, cujo foco se centrou em Montes Claros desde a década de 1940 a 1980, situado no campo da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia constituiu em pesquisa da e na imprensa por meio da análise do jornal Gazeta do Norte e Jornal do Norte, bem como documentos oficiais e memorialistas. Os resultados apontam o modo como as trajetórias da educação foram construídas, marcadas pela coibição política e pedagógica em uma época em que o sertão do Norte de Minas Gerais era considerado uma região de “resistência habitual ao analfabetismo”, o mais “grosseiro e indisciplinado”, desamparado e excluído dos benefícios, ou porque não dizer, abandonado à própria sorte em relação a diversos aspectos e, principalmente em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Palavras-chave: História. Imprensa. EJA. Norte de Minas Gerais. Montes Claros.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2017

Como Citar

MELLO, R.; REIS, F.; REIS, J.; ALMEIDA, S. Educação, Imprensa e Sertão do Norte de Minas Gerais: lugar(es) de histórias. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 10, n. 11, p. 18–44, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/143. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos