Iniciação Científica na Educação Básica: percepção de representantes do Norte de Minas Gerais na SBPC 2017

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Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar as discussões/reflexões ocorridas na oficina sobre Iniciação Científica na educação básica, ocorrida no Congresso da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência em 2017, oportunizando a ampliação e a continuidade desse debate. Realizou-se um estudo de cunho fenomenológico e quantitativo, com base nos questionários da oficina. Os resultados demonstram que os docentes valorizam e reconhecem a IC como uma ferramenta pedagógica poderosa. No entanto, perceberam-se indícios claros de angústia com o tema por: despreparo para serem orientadores de IC, grande distância entre Universidades e Escolas, e precariedade de políticas públicas para consagração da IC na educação básica.

Palavras-chave: Iniciação Científica. Educação Básica. Alfabetização científica.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2017

Como Citar

SILVA, W.; SILVA, M.; ARRUDAS, S. Iniciação Científica na Educação Básica: percepção de representantes do Norte de Minas Gerais na SBPC 2017. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 10, n. 11, p. 45–62, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/146. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos