Iniciação Científica na Educação Básica: percepção de representantes do Norte de Minas Gerais na SBPC 2017

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar as discussões/reflexões ocorridas na oficina sobre Iniciação Científica na educação básica, ocorrida no Congresso da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência em 2017, oportunizando a ampliação e a continuidade desse debate. Realizou-se um estudo de cunho fenomenológico e quantitativo, com base nos questionários da oficina. Os resultados demonstram que os docentes valorizam e reconhecem a IC como uma ferramenta pedagógica poderosa. No entanto, perceberam-se indícios claros de angústia com o tema por: despreparo para serem orientadores de IC, grande distância entre Universidades e Escolas, e precariedade de políticas públicas para consagração da IC na educação básica.

Palavras-chave: Iniciação Científica. Educação Básica. Alfabetização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMABIS, José Mariano. A premência da Educação Científica. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Orgs.). Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2005.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Bomtempo Editorial, 2015. 287p.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução n. 2, de 30 de Janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União. Brasília, 31 de janeiro de 2012, Seção 1. p. 20.

Ministério da Educação. Portaria n. 971, de 9 de outubro de 2009. Institui o Ensino Médio Inovador e dá outras providências. Diário Oficial União. Brasília, 13 de outubro de 2009.

Seção 1, p. 52.

Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória nº 746. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Ministério da Educação. Formação continuada para professores. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/formacao>. Acesso em: 14 jul. 2017.

Ministério da Educação. Matrículas na pré-escola e em creches apresentam aumento. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34254>. Acesso em: 26 out.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, 1996. 312p.

BORON, Atílio. Os “novos Leviatãs” e a pólis democrática: neoliberalismo, decomposição estatal e decadência da democracia na América Latina. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-Neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis, RJ: Vozes, p. 7-67, 1999.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº. 22, p. 89-100, 2003.

CNPq. PIBIC-EM –Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Disponível em: <http://cnpq.br/pibic-ensino-medio>. Acesso em: 25 jun. 2017.

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Programa de PréIniciação Científica –Pré-IC: Interação com as Escolas Públicas de Ensino Médio. Disponível em: <http://www.poli.usp.br/pt/pesquisa/preic.html>. Acesso em 25 jun. 2017.

FAUSTINO, Aline Lima; NASCIMENTO, Nilton Ronni Cândido do; SILVEIRA, Alessandro Frederico da. Curso de iniciação científica e pesquisa no ensino médio: um relato de experiência. In: III Encontro de Iniciação a Docência / UEPB, 2013, Campina Grande. Anais ENID / UEPB (2013) – v. 1, n. 1. Campina Grande: Realize, 2013. v. 1.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.

FIOCRUZ. Programa de vocação científica. Disponível em http://www.sigaeps.fiocruz.br. Acesso em: 13 out. 2017.

HARVEY, David. A condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola. 1992.

HECK, Thiago Gomes; MASLINKIEWICZ, Alexandre; SANT’HELENA, Míriam Gil; et al. Iniciação científica no ensino médio: um modelo de aproximação da escola com a universidade por meio do método científico. RBPG, supl. 2, v. 8, p. 447-465, 2012.

SANTOS JÚNIOR, Luiz Fonseca dos Santos; ASBAHR, Renata da Silva Ferreira; CORREIA, Alexandre Pires; et al. A implantação de um projeto de Iniciação científica no ensino médio como estratégia para o desenvolvimento de competências e interesse dos alunos pela ciência. In: 2º Congresso de Pesquisa do Ensino,2013. São Paulo. Relatos de experiências.

LONGUHI, Adriana; SCHROEDER Edson. Clubes de ciências: o que pensam os professores coordenadores sobre ciência, natureza da ciência e iniciação científica numa rede municipal de ensino. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 3, p.547-564, 2012.

MALAGUTI, Manoel Luiz; CARCANHOLO, Reinaldo Antonio; CARCANHOLO, Marcelo Dias. Neoliberalismo: a tragédia do nosso tempo. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 120p.

MANCUSO, Ronaldo; LIMA, Valderez Marina do Rosário; BANDEIRA, Vera Alfama. Clubes de Ciência: criação, funcionamento, dinamização. SE/CECIRS: Porto Alegre, 1996.

MÉSZÁROS, Istvan. Beyond capital (Towards a Theory of Transition). London: Merlin Press, 1995.

MOURA, Dácio Guimarães; BARBOSA, Eduardo Ferreira; MOREIRA, Adelson Fernandes. O aluno pesquisador. In: XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 1-11.

MOTA, Luzia Matos; SOUZA, Jéferson Dantas; ANDRADE, Telma Cortês. Qual o Papel da Iniciação Científica no Ensino Médio? – Uma Experiência no CEFETBA. Anais XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física: São Paulo, 2005.

SAUCEDO, Marilda M. B. Silva. Curiosidade e aprendizagem na iniciação científica do ensino fundamental: caminhos traçados pela intervenção do professor. 2015. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea) – Faculdade de Educação da UFRGS, Rio Grande do Sul.

SANTOS, Romualdo Monteiro. Sócrates e Vygotsky: Contribuições para a Prática Docente. Revista Opinião Filosófica, v. 5, n. 2, 2017.

SBPC NA UFMG. Joves participam do projeto Clubes de Ciência Brasil. Disponível em: https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/jovens-participam-do-projeto-clubes-de-cienciabrasil. Acesso em:13 ago. 2017.

SILVA, Maria Abádia. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002. 224p.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Regulamento. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/regulamento.htm>. Acesso em:

jun. 2017.

PROVOC – PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/programa-de-vocacaocientifica-provoc>. Acesso em: 09 jul. 2017.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia-Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2017

Como Citar

SILVA, W.; SILVA, M.; ARRUDAS, S. Iniciação Científica na Educação Básica: percepção de representantes do Norte de Minas Gerais na SBPC 2017. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 10, n. 11, p. 45–62, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/146. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos