Análise dos investimentos do programa “Dinheiro Direto na Escola – PDDE” na E.E. Comendador Murta, em Itinga – Minas Gerais, no período de 2009 a 2013

Autores

  • Danielly Pinheiro Gusmão Souza Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina
  • Simão Pereira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Georgia Fernandes Barros Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Antonio de Pádua Magalhães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Resumo

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é um programa de financiamento educacional descentralizado. Tem por objetivo a melhoria na infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático visando a elevar os índices de desempenho da Educação Básica. Neste estudo, analisou-se a aplicação dos recursos do PDDE de 2009 a 2013 na Escola Estadual Comendador Murta, localizada em Itinga-MG. Os resultados demonstraram que as reuniões realizadas pela Unidade Executora (UEx) no período estudado trataram de assuntos relacionados à aplicação dos recursos financeiros, cuja finalidade era apresentar os recursos, aprovar prestações de contas e/ou concretizar licitação, destacando os aspectos burocráticos. Ademais, as análises apontaram que a aplicação dos recursos financeiros do PDDE atendeu necessidades importantes ao funcionamento da escola e, mesmo sem o planejamento adequado, contribuiu com o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Todavia, a falta de transparência na gestão da UEx de 2011 a 2013 foi marcante.

Palavras-chave: PDDE. Escola Estadual Comendador Murta.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2017

Como Citar

SOUZA, D.; SILVA, S.; BARROS, G.; MAGALHÃES, A. Análise dos investimentos do programa “Dinheiro Direto na Escola – PDDE” na E.E. Comendador Murta, em Itinga – Minas Gerais, no período de 2009 a 2013. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 10, n. 11, p. 63–86, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/154. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos