A coleção didática "As mais belas histórias" (1954-1976): aspectos da sua publicação, circulação e estrutura

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Resumo

O presente artigo aborda alguns aspectos da publicação, circulação e características materiais e imateriais de uma coleção de livros escolares da autora mineira Lúcia Casasanta denominada “As Mais Belas Histórias”. Ela foi utilizada nas escolas de Minas Gerais a partir de meados do século XX e distribuída visando ao ensino e desenvolvimento da leitura. As histórias desses livros, editadas desde os anos 1950, contadas e recontadas por gerações, permaneceram por décadas sendo utilizadas nas aulas dos professores, nas regiões rurais e urbanas do Estado e, principalmente, na memória daqueles que foram alfabetizados por meio delas. A investigação a respeito da circulação, da estrutura e dos aspectos materiais e imateriais desses livros é um tema relevante tanto para a história do livro didático quanto para a história da alfabetização em Minas Gerais.

Palavras-chave: As mais belas histórias. Livro didático. Materialidade e imaterialidade.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2017

Como Citar

SILVA, F. A coleção didática "As mais belas histórias" (1954-1976): aspectos da sua publicação, circulação e estrutura. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 10, n. 10, p. 45–69, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/168. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos