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Uso de memes em aulas de Português: um olhar voltado à inovação de práticas pedagógicas na área de Linguagens e Códigos

Autores

DOI:

10.46551/ees.e202006

Resumo

A pesquisa investiga as contribuições decorrentes da utilização de memes como ferramenta didático-pedagógica em aulas de Português. A análise traz subsídios à literatura vigente, no cerne das práticas colaborativas e inovadoras, ao abordar o uso deste gênero discursivo em sala de aula. Para efetivar a pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio do oferecimento de uma oficina resultando nas observações, questionário e entrevista. Os participantes da pesquisa foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola localizada no Ceará, Brasil. Como resultados, o estudo apresenta novas alternativas para intervir em sala, tendo em vista as possibilidades de melhorar a colaboração entre os pares, o diálogo, a criatividade, a utilização de recursos digitais, a oratória e a visão otimizada relativa aos conteúdos de Português, além do entendimento do erro como parte integrante da aprendizagem. Logo, percebe-se que intervenções inovadoras em sala são substanciais na composição dos currículos escolares.

Palavras-chave: Inovação. Ensino de Português. Memes. Práticas educacionais.

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Publicado

08.06.2020

Versões

Como Citar

LOPES, L. F. de O.; ALMEIDA, A. C. F. de. Uso de memes em aulas de Português: um olhar voltado à inovação de práticas pedagógicas na área de Linguagens e Códigos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 13, n. 15, p. e202006, 2020. DOI: 10.46551/ees.e202006. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/1986. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos