Percurso histórico da formação de professores de Matemática no Norte de Minas Gerais (1960-1990)

Autores

Resumo

O trabalho aqui apresentado resulta de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi investigar a história da formação de professores de Matemática no norte de Minas Gerais, no curso de licenciatura da atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  O período focalizado se estende da década de 1960 até a década de 1990. Utilizamos a metodologia da História Oral, segundo os parâmetros do GHOEM — Grupo História Oral e Educação Matemática, integrando o projeto por ele desenvolvido de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil. Acreditamos que nossa produção pode fornecer subsídios para a compreensão do processo de formação de professores de Matemática no norte de Minas Gerais e somar esforços para a construção da História da Educação no Estado e no Brasil.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Formação de Professores. Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. (Org.) Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. Textos e contextos: um esboço da CADES na História da Educação (Matemática). Blumenau: EdFURB, 2013.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Decreto n. 34.638, de 17 de novembro de 1953. Institui a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, 20 nov. 1953.

BURKE, Peter. (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: EdUNESP, 1992.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. Tradução de Nilo Odália. São Paulo: EdUNESP, 1997.

CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr. O golpe na Educação. 10 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.

DRUMOND, José Geraldo de Freitas. “Universitas quae sera tamen”. Revista Vínculo, Montes Claros, n. 4, p. 11-13, dez. 1989.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. (Re)traçando trajetórias, (re)coletando influências e perspectivas: uma proposta em História Oral e Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 151-163.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Presentificando ausências: a formação e a atuação dos professores de Matemática. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Julio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 555-569.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. A constituição de três campos afins de investigação: História da Matemática, Educação Matemática e História & Educação Matemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 4, n. 8, p. 35-62, mar. 2001.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Angela; BRITO, Arlete de Jesus. History of Mathematics Education in Brazil. In: HANSEN, Vagn Lundsgaard; GRAY, Jeremy. (Ed.). History of Mathematics. Oxford: UNESCO-EOLSS, 2013, p. 1-47.

PAULA, Isabel Rebello. Pequena resenha histórica da FAFIL. Revista Vínculo, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 9-12, mar. 1973.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, jul. 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

17.07.2019

Como Citar

ALMEIDA, S.; GOMES, M. Percurso histórico da formação de professores de Matemática no Norte de Minas Gerais (1960-1990). Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 12, n. 14, p. e201906, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/249. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)