O novo Plano Nacional de Educação e suas diretrizes: reflexões sobre a inclusão escolar, formação e valorização do professor

Autores

  • Lílian Gleisia Alves dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Ivonilde Pereira Mota Alkmim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Edna Guiomar Salgado Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) http://orcid.org/0000-0002-7310-2951

Resumo

Este artigo busca discutir as questões relacionadas à inclusão e permanência na educação escolar, a formação e valorização docente. Aborda, também, reflexões relacionadas ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). Neste são discutidas as metas referentes aos segundo e terceiro grupos, que envolvem as temáticas relacionadas à inclusão, a formação e a valorização docente. Considerando que o momento é de implementação do novo PNE, torna-se imprescindível uma discussão a respeito de como essas temáticas têm sido norteadas nesse documento. Faz uma crítica relacionada às políticas públicas educacionais que não se efetivam, não são postas em práticas. Para a realização desse trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica, dialogando com autores, como: Nunes e Oliveira (2015), Scheibe (2010) e Gatti (2009); além da análise de documentos e legislações referentes a educação, mais especificamente, os que estão direcionados para a inclusão, formação e valorização docente.

Palavras-chave: Formação docente. Inclusão. Plano Nacional de Educação.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2018

Como Citar

SANTOS, Lílian; ALKMIM, Ivonilde; OLIVEIRA, Edna. O novo Plano Nacional de Educação e suas diretrizes: reflexões sobre a inclusão escolar, formação e valorização do professor. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 12, p. 24–37, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/258. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos