Formação de professores de Matemática: o desafio de superação das urgências e carências no Norte de Minas Gerais (1960-1990)

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Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo investigar a história da formação de professores de Matemática no norte de Minas Gerais, no curso de licenciatura da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL), atual Universidade Estadual de Montes Claros — UNIMONTES.  O período focalizado se estende da década de 1960 até a década de 1990. Utilizamos a metodologia da História Oral, segundo os parâmetros do GHOEM — Grupo História Oral e Educação Matemática. Além dos depoimentos, recorremos a fontes documentais escritas. Da análise das entrevistas e de outras fontes mobilizadas pudemos depreender que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processor formador influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Um outro aspecto importante é que a formação de professores de Matemática tanto na FAFIL quanto em outras instituições do país foi realizada de modo aligeirado, sem recursos — materiais e humanos — próprios, demandada por imposições legais, interesses políticos e econômicos, marcada por urgências e carências.

Palavras-chave: História. Formação de Professores. Educação Matemática.

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Referências

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

ALMEIDA, S.; GOMES, M. Formação de professores de Matemática: o desafio de superação das urgências e carências no Norte de Minas Gerais (1960-1990). Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 12, p. 38–50, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/276. Acesso em: 21 nov. 2024.

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