Avaliações externas: um estudo exploratório no IFNMG, campus Salinas

Autores

  • Edna Guiomar Salgado Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) http://orcid.org/0000-0002-7310-2951
  • José Romão Franca Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Lílian Gleisia Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Resumo

Levando em consideração o contexto das avaliações externas como parte integrante dos estudos do curso de formação inicial do IFNMG nas licenciaturas, nas disciplinas de Educação Profissional e Estágio Supervisionado foi desenvolvido este artigo. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório desenvolvido no âmbito do IFNMG, campus Salinas, o qual buscou-se, por meio de uma entrevista semiestruturada, investigar as concepções de professores, supervisores e do diretor do campus acerca das avaliações externas e seus desdobramentos na instituição, bem como compreender o grau de conhecimento dos docentes  no que se refere a importância das mesmas. Nessa perspectiva, de acordo com as respostas da entrevista, foi possível perceber que uma boa parte dos entrevistados desconhecem sobre assuntos referentes as avaliações externas, bem como a forma de como a instituição trabalha com os resultados das mesmas. Tendo como base as respostas, percebe-se que há necessidade de criação de momentos e de formação continuada para a discussão e aprofundamento de temas ligados a essa temática e romper com ideia ingênua de avaliação como um instrumento neutro.

Palavras-chave: Educação. Avaliação Externa. Formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALAVARSE, O. M; BRAVO, M. H; MACHADO, C. Avaliações Externas e Qualidade na Educação Básica: Articulações E Tendências. Rev. Tema em Destaque, vol. 24, n. 54, p. 12-31, janeiro de 2013.

BORGES, H. MEC ignora desempenho de estudantes da rede federal no Pisa 2015. Rev. GGN, 2016.

GAMA, Z. Escolas Federais de Educação Básica Tem Padrão Europeu. JUSTIFICANDO: Mentes inquietas pensam direto, dezembro de 2016. Disponível em < http://justificando.cartacapital.com.br/2016/12/14/escolas-federais>, acesso em 16 de junho de 2017.

GOMBATA, M. Pisa, um viés ideológico. Carta Educação. 15 de Maço de 2016. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/entrevistas/pisa-um-vies-ideologico/. Acesso em 18 de maio de 2017.

GREMAUD, A. P; FELICIO, F. de; BIONDI, R. L. Indicador de Efeito Escola: Uma metodologia para a identificação dos sucessos escolares a partir dos dados da Prova Brasil. Brasília-DF, 2007.

MELLO, H. D. A. O Banco Mundial e a reforma educacional no Brasil: a convergência de agendas e o papel dos intelectuais. In: PEREIRA, J. M. M. (org.) A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980 -2013). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014, p.153- 179.

MUCENIECKS, R. S.; SILVA, J. A.; CECÍLIO, M. A. Uma análise sobre as orientações políticas do Banco Mundial para a educação brasileira. In: Anais do 6° Seminário, Paraná, 2008, p. 1-14.

OCDE. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. — São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.

SCACHETTI. Ana Ligia; PASCOAL. Raissa ; FERREIRA Anna Rachel. Pisa: Brasil estaciona em Ciências e Leitura e cai em Matemática (2016). disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3393/resultado-pisa-2015-ciencias-leitura-matematica. Acesso em jul.2017.

SILVA, E. P. I. D. O IDEB enquanto referencial de pesquisa no âmbito acadêmico: usos e concepções. X ANPED-Sul, Florianópolis, 2014. Disponível em http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/783-0.pdf>, acesso em 13 de junho de 2017.

TARKOVSKY, A. A bola da vez: O Enem. 2010. Disponível em http://descurvo.blogspot.com.br/2010/11/bola-da-vez-o-enem.html, acesso em 11 de Julho de 2017.

UREL, A. L. J; PEREIRA, A. S. Qualidade da Educação e Índice de Desempenho da Educação Básica: Em busca de um Currículo Nacional. Rev. Espaço do Currículo, v. 7, n. 1, p. 156-168, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Como Citar

OLIVEIRA, E.; FRANCA, J.; SANTOS, L. Avaliações externas: um estudo exploratório no IFNMG, campus Salinas. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 13, p. 55–66, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/277. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos