A formação pedagógica dos docentes bacharéis: proposição da formação continuada em um instituto federal de Minas Gerais

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Resumo

O presente artigo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado em curso, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, já aprovada pelo Comitê de Ética da referida instituição, cujo objetivo é analisar as políticas de formação continuada propostas por um instituto federal no Estado de Minas Gerais, no marco de dez anos de existência dos institutos federais (IF), considerando a conjuntura política de gênese e expansão dessas instituições. Os IF, devido à natureza da sua criação, ofertam desde o Ensino Técnico e Tecnológico até cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, o que demanda uma expressiva quantidade de profissionais para lecionar em seus cursos, admitindo, para tanto, docentes com diversificados tipos de formação. Muitos profissionais, por possuir o título de mestrado e doutorado apenas, são admitidos sem se considerar a formação pedagógica necessária ao exercício da docência. Ancorados na legislação que versa sobre o assunto, bem como em documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão, intentamos analisar as políticas de formação continuada ofertadas diante das necessidades e especificidades da docência nos IF — inclusa a necessidade de formação pedagógica do professor bacharel. Os resultados parciais apontam que, no contexto das políticas institucionais, começam a se delinear perspectivas para a formação continuada (e pedagógica) docente, a partir de 2017, porém, essas apresentam-se, ainda, insuficientes para dá conta da demanda. A relevância do estudo acentua a necessidade de reflexão sobre o papel dos IF na promoção de políticas institucionais de formação e a perenidade de ações e políticas institucionais de formação pedagógica do seu corpo docente.

Palavras-chave: Formação continuada. Professor bacharel. Institutos federais. Formação Pedagógica.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Como Citar

SILVA, J.; BORGES, M. A formação pedagógica dos docentes bacharéis: proposição da formação continuada em um instituto federal de Minas Gerais. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 11, n. 13, p. 67–76, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/278. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos