Controvérsias técnico-científicas: os alimentos transgênicos na percepção de professores e alunos do IFNMG, campus Januária

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Resumo

O cultivo e a comercialização de transgênicos destinados a alimentação humana e animal nas últimas décadas tem sido assunto de grande relevância no cenário alimentar. A utilização dessas biotecnologias tem gerado muitas controvérsias nos ambientes político e acadêmico e uma extensa discussão de seus possíveis impactos na saúde, no meio ambiente e na economia deveria ser realizada, envolvendo a sociedade, a comunidade acadêmica e as diversas instâncias de governo. Nesse contexto, buscou-se compreender, por meio da pesquisa realizada, como os alunos e professores do curso de bacharelado em agronomia do IFNMG, campus Januária posicionam-se em relação aos riscos, controvérsias e incertezas do desenvolvimento de sementes e a produção de alimentos transgênicos? Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a análise documental. Os dados da pesquisa revelaram que as questões que envolvem os transgênicos ainda geram grandes dúvidas e expectativas entre o público pesquisado. De forma geral, os professores e alunos demonstraram insegurança quanto os riscos e benefícios atribuídos aos transgênicos, especialmente aqueles destinados ao consumo humano. Além disso, percebeu-se que há um descompasso entre a proposta de formação do curso de agronomia e o anseio dos alunos com relação aos temas controversos apresentados na pesquisa. Os resultados da pesquisa contribuíram ainda para um maior entendimento da percepção que os professores e alunos do curso de agronomia do IFNMG campus Januária tem sobre o cultivo, comercialização e consumo de transgênicos no Brasil, além de evidenciar como o tema dos transgênicos é abordado no curso de agronomia e as discussões a respeito da formação do agrônomo na atualidade.

Palavras-chaves: Transgênicos. Riscos. Produção de alimentos. Biotecnologia.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Como Citar

OLIVEIRA, C.; SILVA, T. Controvérsias técnico-científicas: os alimentos transgênicos na percepção de professores e alunos do IFNMG, campus Januária. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 1–22, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/279. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos