O caderno de uma aluna de 1950 e as práticas avaliativas de Matemática

Autores

Resumo

Para esse trabalho de pesquisa elegemos como objetivo o de discutir as representações produzidas e as práticas educativas desenvolvidas para ensino da Matemática e avaliação de sua aprendizagem em escolas primárias da região Norte do Estado de Minas Gerais. O recorte temporal definiu-se pelas primeiras décadas do século XX, mais especificamente em 1956, período em que ocorrem transformações significativas nas práticas de ensino desenvolvidas nas escolas brasileiras. Nesse artigo fizemos a análise de um caderno de aluna do 4ª ano da escola primária, na década de 1950, com registros datados de 20 de março a 29 de setembro de 1956. O caderno era utilizado para registrar as atividades avaliativas, que eram corrigidas pelo professor, no próprio caderno e atribuído o valor quantitativo de cada atividade. Quase todas as atividades registradas no caderno da aluna têm características metodológicas de um Estudo Dirigido, principalmente a lista de atividades e os questionários. Os registros do caderno da aluna demonstraram que as práticas avaliativas em Matemática eram fundamentadas pela Tendência Formalista Clássica não inserindo em seu cotidiano práticas educativas propostas pelos pensadores inseridos nos Movimentos da Escola Nova e da Matemática Moderna.

Palavras-chave: Práticas avaliativas. Conteúdos matemáticos. História cultural.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Como Citar

SANTOS, F.; RIBEIRO, R. O caderno de uma aluna de 1950 e as práticas avaliativas de Matemática. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 23–37, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/280. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos