Do pré-vestibular a caminho da universidade — política de inclusão social: o exemplo do Pré-Vest UENF em Campos dos Goytacazes à luz da centralidade da cidade no contexto do ensino superior no Norte Fluminense

Autores

  • Raphael Duarte Linhares dos Santos Braga Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro
  • Filipe Barbosa Volotão de Souza Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro
  • Hiury Lima do Rosário Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro
  • Wedson Felipe Cabral Pacheco Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Arinos

Resumo

No Brasil os cursos pré-vestibular sociais fazem parte de iniciativas coletivas pela democratização do ensino no país e o acesso ao Ensino Superior. Apesar do crescimento significativo desses cursos no país, dispomos ainda de poucas informações sobre a temática e por isso a importância de estudar sobre esta política de inclusão social. Neste artigo procuramos tematizar sobre a importância do Pré-Vest UENF como pré-vestibular no município de Campos dos Goytacazes que é uma centralidade de ensino superior na Região Norte Fluminense. Como metodologia foram feitas entrevistas com ex-alunos que passaram pelo curso pré-vestibular, além de dialogar com autores de grande impacto no contexto educacional no país.

Palavras-chave: Inclusão social. Ensino superior. Centralidade

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Referências

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Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos