Do pré-vestibular a caminho da universidade — política de inclusão social: o exemplo do Pré-Vest UENF em Campos dos Goytacazes à luz da centralidade da cidade no contexto do ensino superior no Norte Fluminense
Resumo
No Brasil os cursos pré-vestibular sociais fazem parte de iniciativas coletivas pela democratização do ensino no país e o acesso ao Ensino Superior. Apesar do crescimento significativo desses cursos no país, dispomos ainda de poucas informações sobre a temática e por isso a importância de estudar sobre esta política de inclusão social. Neste artigo procuramos tematizar sobre a importância do Pré-Vest UENF como pré-vestibular no município de Campos dos Goytacazes que é uma centralidade de ensino superior na Região Norte Fluminense. Como metodologia foram feitas entrevistas com ex-alunos que passaram pelo curso pré-vestibular, além de dialogar com autores de grande impacto no contexto educacional no país.
Palavras-chave: Inclusão social. Ensino superior. Centralidade
Downloads
Referências
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. p. 129-221
PIMENTEL, G. S. R. Clima organizacional e gestão democrática no contexto de uma universidade pública. Brasília, 2008. 112p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília.
WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros passos; n. 91)