Alfabetização e método global de contos: representações e práticas de professoras montes-clarenses

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Resumo

O artigo é resultante de pesquisa desenvolvida no contexto da História Cultural, abordagem compreendida por Vainfas (1997) como modalidade de pesquisa que tem apreço pelo informal e pela manifestação das massas anônimas sem, no entanto, desconsiderar as manifestações da elite. O estudo tem por objetivo resgatar memórias de professoras alfabetizadoras de Montes Claros – MG, visando compreender representações e práticas produzidas em torno do método global de contos, que passa a ser utilizado em substituição ao método silábico. Pretende-se preencher lacunas da historiografia local identificando dificuldades, problemas ou resistências produzidas para adoção do método global de contos, como também as possíveis vantagens percebidas em torno dessa metodologia de ensino, que representava a modernidade pedagógica na alfabetização por focalizar a compreensão dos textos, desde o início do processo de ensino das habilidades de ler e escrever, em lugar da mera decifração.

Palavras-chave: Alfabetização. Método Global de Contos. Práticas pedagógicas.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Como Citar

NASCIMENTO, E.; VELOSO, G.; CORDEIRO, R. Alfabetização e método global de contos: representações e práticas de professoras montes-clarenses. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 46–60, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/282. Acesso em: 22 dez. 2024.

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