Ciência para todos: museus como espaços de divulgação científica

Autores

  • Edna da Silva Angelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG)
  • Juan Francisco Celin Robalino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A tarefa principal do museu é o registro de aspectos da trajetória do homem, personagem e agente da História. São produtores ativos e dinâmicos que criam realidades por meio dos objetos. Para promover a integração do trabalho científico e tecnológico no tecido social, estimulando a reflexão e o debate, os museus de ciência utilizam os elementos materiais tridimensionais para implementar a comunicação com o público visitante. Este artigo, por meio de levantamento bibliográfico, intenta refletir as características e particularidades da divulgação científica no ambiente específico dos museus. Pretende-se responder as seguintes questões: como os museus podem colaborar para a divulgação da ciência? Conclui-se que os museus dedicados à ciência contribuem para a instrução da sociedade e, consequentemente, para aumentar o interesse em estudar ciência ou tecnologia como forma de contribuir a riqueza do país, em diferentes sentidos. A divulgação da ciência, ao lado da educação científica formal, é elemento essencial de superação do subdesenvolvimento e das mazelas sociais do país. Como forma de ensino, o museu pode trabalhar em parceria com os distintos modelos emergente de educação formal, sem que haja subserviência de uma com relação às outras. Apresenta-se como caminho para favorecer à melhoria da educação científica. É ator cada vez mais importante nas cidades, no país e no mundo.

Palavras-chave: Informação e sociedade. Divulgação científica. Museus de Ciência.

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Referências

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Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos