Possibilidades e limites da abordagem quantitativa na pesquisa em Educação

Autores

  • Antônio Marcos da Costa Silvano Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE)

Resumo

Esse artigo sintetiza o resultado dos estudos, pesquisas, discussões e debates realizados pelo autor e demais colegas de turma, participantes no percurso da disciplina de Seminário de Prática de Pesquisa I do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE/UECE), concernente aos métodos de pesquisa e suas implicações epistemológicas na produção de conhecimentos científicos em Educação. Desse modo, o referido texto tem por objetivo discorrer acerca da abordagem de pesquisas quantitativas em Educação com ênfase nas questões epistemológicas e metodológicas, destacando os aspectos histórico e teórico-metodológico referentes às pesquisas com abordagem quantitativa, registrando, portanto, seus fundamentos. Finalmente, registra-se uma discussão em torno das potencialidades e dos limites da utilização das pesquisas com abordagem quantitativas em Educação.

Palavras-chave: Abordagem quantitativa. Pesquisa em Educação. Conhecimento. Cotidiano Escolar. Educação Básica.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Como Citar

SILVANO, A. Possibilidades e limites da abordagem quantitativa na pesquisa em Educação. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 95–110, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/286. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos