A formação continuada de professores para a Educação de Jovens e Adultos: a experiência da especialização em PROEJA

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Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos — PROEJA (Decreto nº. 5.840/2006) abrange cursos e Programas de Educação Profissional que vão desde a formação inicial e continuada para estudantes trabalhadores atrelada aos ensinos Fundamental e Médio, os cursos técnicos integrados e/ou concomitantes até cursos de formação de professores para atuarem junto ao Programa. Neste artigo enfocamos mais especificamente a Especialização em PROEJA, ofertada em 2008, pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Januária, sob à ótica de seus sujeitos: gestores, docentes e técnicos administrativos, com o objetivo de analisar se houve ou não implicação do curso enquanto formação continuada na formação de profissionais da rede pública de ensino para atuarem como educadores e/ou multiplicadores do Programa. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. O estudo buscou chamar a atenção para a importância da formação continuada de profissionais com vista à atuação na educação e profissionalização de jovens e adultos e a consolidação das políticas públicas para esse público.

Palavras-chave: Formação continuada. PROEJA. Educação profissional. EJA.

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Referências

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Publicado

20.12.2016

Como Citar

SILVA, J. A formação continuada de professores para a Educação de Jovens e Adultos: a experiência da especialização em PROEJA. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 120–129, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/288. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos