A geografia escolar e o exercício do trabalho de campo: o olhar dos estudantes da escola técnica Alto Médio São Francisco – Pirapora, MG
Resumo
Este trabalho denota-se como relevante, pois tem por objetivo refletir a importância da disciplina geográfica, entrelaçando algumas possibilidades de métodos de ensino, além da percepção dos alunos da Escola Técnica Alto Médio São Francisco, localizada no município de Pirapora – MG, sobre a importância da pesquisa no cenário desta disciplina. O caminho trilhado baseou-se em levantamento bibliográfico e aplicação de questionário semiestruturado para estudantes do 9º ano, em 2011, da escola supracitada, bem como para seus pais. A Geografia escolar pode representar a importância da educação na construção contínua do ser humano, uma vez que possibilita aos estudantes uma releitura do cosmo social que a vida proporciona ao homem, analisando, em todas as esferas, as mudanças do espaço.
Palavras-chave: Geografia. Trabalho de campo. Prática. Escola. Ensino.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula: Livros didáticos entre textos e imagens. São Paulo: Contexto, 2004.
BURLA, Gustavo & AGUIAR, Valéria Burlar. O teatro e o ensino da geografia. Anais 10º Encontro Nacional de prática em Geografia, Porto Alegre, 02 de novembro de 2009.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e a prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.
COMPIANI, Mauricio. A Relevância do trabalho de campo no ensino de Geologia na formação de professores de Ciências. Cadernos UNICAMP, v. 2, nº. 2, ago./dez. Campinas, 1991.
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, Professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Coleção Saberes, 1996.
GENTILI, Pablo e ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados populacionais do município de Pirapora. Secretaria município de Pirapora – MG, 2009.
KAERCHER, Nestor. André. A geografia escolar na prática docente: A utopia e os obstáculos epistemológicos da Geografia Crítica. Tese de Doutorado. Departamento de Antropologia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo: USP, 2004.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1990.
LIMA, Daniel. Dicionário Geográfico. Disponível em: http: www.diciogeounipac.br. Acessado em 10 de Outubro de 2011.
MOMBEIG, Pierre. Metodologia do ensino geográfico. Revista Geografia, AGB, São Paulo, v. 1, nº. 2, ago./dez, 1936.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena historia crítica. São Paulo: Annablume, 2007.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Educação e ensino da geografia na realidade brasileira. São Paulo: Contexto, 1989.
SILVA, Edemilson Suassuna da. O passado que teima em ser o presente: Uma abordagem sobre o livro didático no trato da questão quilombola. São Cristóvão: Editora UFS, 2007.
TOMITA, Luzia Saito. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Geografia: Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 8, nº. 2, ago./dez. 1999.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.
VESENTINI, José William. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.
VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Didática: Temas selecionados. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985.
YVES, Lacoste. Geografia: Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1998.