Mediação: um estudo de caso em um espaço de conversação em língua inglesa

Autores

  • Clarissa Costa e Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Este estudo narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 2000) tem como objetivo relatar e analisar experiências de mediação em um espaço de conversação em língua inglesa. A partir do estudo de trechos de diários das mediadoras e das atividades por elas elaboradas foi possível fazer uma leitura do trabalho delas como mediadoras do grupo, como elas se constituíam mediadoras, se transformavam e interferiam no espaço de conversação por meio de suas atitudes e escolhas. A abordagem metodológica que sustentou este estudo foi a pesquisa narrativa, segundo a qual as experiências de pesquisa ocupam lugar central no estudo. Dentre algumas concepções teóricas de relevância para este estudo, podemos apontar discussões em torno da concepção de interação, cooperação-colaboração e noção de mediação. Dentre os aspectos que emergiram desta experiência é interessante mencionar como o papel das mediadoras se reconfigura à medida em que elas repensam criticamente seus papéis e deslumbram possibilidades futuras. Este trabalho se encontra nas áreas de estudos da Educação e da Linguística Aplicada e, poderá colaborar com discussões nestas áreas e, possivelmente, com a prática de educadores.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Mediação. Interação. Grupo de conversação. Inglês.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

SILVA, C. Mediação: um estudo de caso em um espaço de conversação em língua inglesa. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 69–90, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/291. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos