Relato de experiência: o crack e outras drogas na escola

Autores

  • Leandro Mendes Pinheiro da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rayde Luiz Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Aline Gonçalves Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Jonas Anselmo de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas durante o 8º Fórum de Biotemas em duas escolas de ensino Fundamental e Ensino Médio na cidade de Montes Claros - MG, com o tema Crack e outras drogas na Escola. Objetivo do projeto é discutir as intervenções de saúde na escola para um problema psicossocial marcante na sociedade atual e que precisa deixar de ser tabu ou clichê e se tornar assunto de abordagem ampla, clara e eficaz no sentido de erradicação do uso de entorpecentes. Por ser um relato de experiência descrevemos as atividades realizadas e as impressões dos alunos a respeito do assunto drogas, coletadas por meio de formulário criado pelos próprios autores, e por fim são apresentadas as questões que permeiam a utilização de drogas. Concluímos que a adolescência é a fase escolar onde são geradas dúvidas e também são realizadas decisões sobre o início da vida adulta, sendo os adolescentes presas fáceis do mercado obscuro das drogas. É momento da escola se manter unida com as entidades sociais e de saúde a fim de intervir no combate as drogas dentro da escola eliminando com certeza boa parte de seus estudantes das possibilidades do vício ou pelo menos consciente das consequências de seu uso.

Palavras-chave: Drogas. Educação em Saúde. Escola.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

SILVA, L.; FONSECA, R.; FERREIRA, A.; ALMEIDA, J. Relato de experiência: o crack e outras drogas na escola. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 113–122, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/293. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos