O ensino de história e história local: aproximações necessárias

Autores

  • Bergston Luan Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Jaciely Soares da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente texto tem como objetivo problematizar o ensino de História a partir dos intensos debates que se apresentaram nos currículos envolvendo a educação no Brasil, e a renovação implicada no ensino de História nos anos de 1990. Tencionamos expor discussões sobre o ensino da história local nas escolas públicas, uma vez que, em seus currículos é necessário que tal temática seja abordada. Usamos como metodologia para coleta de dados a observação, acompanhamos aulas de história nas escolas públicas de Catalão - GO, empregamos entrevistas com professores e análise documental sobre as produções acadêmicas, com o tema da História local no Departamento de História e Ciências Sociais da UFG-CAC, uma vez que, durante a pesquisa se vez necessário levantar dados sobre os trabalhos que são produzidos na Universidade. Por fim, apresentamos algumas considerações que entendemos como relevantes, percebendo que há muitos desafios para o professor desempenhar o currículo prescrito e, além disso, precisamos aprofundar questões que problematizem a Universidade e sua aproximação das escolas, de forma a buscar uma interação significativa entre pesquisa, ensino e extensão.

Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Universidade. Currículo.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

SANTOS, B.; SILVA, J. O ensino de história e história local: aproximações necessárias. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 123–140, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/294. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos