O ambiente escolar representado em “conto de escola”, de Machado de Assis

Autores

  • Cláudia Fernanda Freitas Maia Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ana Paula da Mota França Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Alcilene Pereira Seixas dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Alessandra Ribeiro Queiroz Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar os desdobramentos que os personagens professor e aluno, mais precisamente Pilar e Policarpo adquirem no ambiente escolar no decorrer do conto literário “Conto de Escola”, de Machado de Assis. Este estudo destaca-se por tratar de uma narrativa que transcorre sob a rememoração do personagem, seu narrador-protagonista, no que diz respeito aos seus tempos primários – tempos de escola – na cidade do Rio de Janeiro. Logo, este estudo demonstra que os episódios vivenciados pelos personagens do conto estariam expressos na narrativa por meio das representações que se desenvolvem durante o conto machadiano.

Palavras-chave: Escola. Representação. Professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, M. de. Machado de Assis: seus 30 melhores contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

BOSI, A. Machado de Assis: o enigma do olhar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

BRAYNER, S. “Metamorfoses machadianas”. In: BOSI, A. et al. Machado de Assis (Coleção Escritores Brasileiros: Antologia e Estudos). São Paulo: Ática, 1982.

CÂNDIDO, A. Do Romantismo ao Simbolismo. São Paulo: 9 ed. Vol II. Ed Difel, 1981.

CÂNDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COELHO, N. N. A literatura Infantil. 3 ed. Ed Quíron, 1984.

FOUCALT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.

LAJOLO, M.; SILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira. 6 ed., Edit. Ática, 1999.

MEYER, A. “O romance machadiano: O homem subterrâneo”. In: BOSI, A. et al. Machado de Assis (Coleção Escritores Brasileiros: Antologia e Estudos). São Paulo: Ática, 1982.

MOISÉS, M. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1984.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

RONCARI, L. Machado de Assis: o aprendizado do escritor e o esclarecimento de Mariana. Rev. Brás. Hist. vol. 25, nº 50. São Paulo: Revista Brasileira de História, 2005.

SACCO, W. C. Representação e Identidade do Professor em Conto de Escola de Machado de Assis. IN: Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação – FFEE.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

MAIA, C.; FRANÇA, A.; SANTOS, A.; QUEIROZ, A. O ambiente escolar representado em “conto de escola”, de Machado de Assis. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 141–153, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/295. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos