Significados e sentidos do brincar e do brinquedo na cultura das infâncias

Autores

  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Grazielle Eloísa Balduino Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Tatiani Rabelo Lapa Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

As relações humanas que se estabelecem no brincar são mais importantes do que o ato em si de brincar e até mais do que o próprio brinquedo. Brincar é mais do que manipular um brinquedo; envolve criação e espontaneidade, consiste numa atividade por interesse que extrapola o resultado estrito das ações praticadas, reúne impulso interno e motivação externa. O brincar e as culturas das infâncias compõem o objeto de pesquisa do mestrado e também do Grupo de Pesquisa Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Por isso buscamos discutir no presente estudo origens do brincar, do brinquedo e de suas relações com a cultura das infâncias das crianças de uma escola municipal de Uberlândia. Estabelecer relações do brincar com a educação é importantíssimo no mundo atual, principalmente quando se pensa na urgência de construirmos uma escola com as crianças e não para as crianças. O brinquedo e o brincar ainda são vistos por muitos como uma atividade secundária. Esperamos que pesquisas possam contribuir para que muitos de nós olhemos com outros olhos para o brincar e que o vejamos como uma possibilidade importante de transformação de homens, relações e do conhecimento.

Palavras-chave: Culturas das infâncias. História dos brinquedos. Significados e sentidos do brincar.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

CUNHA, M.; BALDUINO, G.; SANTOS, T. Significados e sentidos do brincar e do brinquedo na cultura das infâncias. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 169–182, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/297. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos