Discutindo território com crianças por meio do desenho animado “Os sem floresta”

Autores

  • Silvana Regina de Faria Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Cármen Cássia Velloso e Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Romana de Fátima Cordeiro Leite Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Gustavo Henrique Gomes de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Um dos grandes desafios do professor de Geografia, na atualidade, é levar o aluno a pensar geograficamente, ou seja, fazer com que ele aplique os conhecimentos adquiridos na sala de aula em seu cotidiano. Quando essa preocupação se inicia na escola infantil, a probabilidade de se alcançar uma formação geográfica mais sólida é maior. Buscando cumprir essa importante tarefa, foi desenvolvido o presente trabalho, que consistiu no uso do desenho animado “Os sem floresta”, em uma turma de segundo período da Educação Infantil de uma escola pública, compreendendo crianças na faixa etária de cinco anos. O trabalho teve como objetivo levar o estudante do segundo período da escola campo, desta pesquisa, a refletir sobre as questões geográficas mostradas no enredo do filme e, que também estão presentes no cotidiano desses alunos. No que se refere à metodologia, realizou-se no primeiro momento uma pesquisa bibliográfica com ênfase em território e seus desdobramentos como a territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Em sala de aula, desenvolveu-se uma conversa informal sobre o tema em estudo; em seguida, foi apresentado o filme e, posteriormente, foi realizado o debate sobre o enredo do filme.

Palavras-chave: Ensino. Geografia. Desenhos Animados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. In. CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia em sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

BRAGA, Rosalina Batista. Construção do raciocínio geográfico com crianças: reflexões sobre uma experiência de pesquisa. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA FAE/UFMG, 6., 2001, Minas Gerais. Anais... Minas Gerais, 2001. p. 08-16.

PEREIRA, Anete Marília. HERMANO, Vivian Mendes. Categorias de Análise Geográfica. IN: Caderno Didático II, Geografia. 2º período. Universidade Aberta do Brasil/Unimontes. p. 06-83.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O BRASIL: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora Record, 2001.

SILVA, Carlos Eduardo Mazzetto. TERRITORIALIDADE CAMPONESA E AGRONEGÓCIO: O SENTIDO E A SUSTENTABILIDADE DOS TERRITÓRIOS RURAIS EM QUESTÃO. In BEZERRA Amélia Cristina Alves et all (Orgs). Itinerários Geográficos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2007.

SILVA, Carmen Cássia Velloso e. et all. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O USO DE DESENHOS ANIMADOS: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA DE SENSIBILIZAÇÃO. IX Congresso Nacional de MEIO AMBIENTE de Poços de Caldas. ANAIS 2012.

SILVA, Carmen Cássia Velloso e. et all. DESENHOS ANIMADOS: UMA FERRAMENTA DE AUXILIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. XVII Congresso Nacional de Geógrafos. ANAIS 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

GUIMARÃES, S.; SILVA, C.; LEITE, R.; OLIVEIRA, G. Discutindo território com crianças por meio do desenho animado “Os sem floresta”. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 207–220, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/299. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos