Relação entre o realismo nominal, consciência fonológica e os estágios da escrita

Autores

  • Jania de Oliveira Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento e Linguagem Matemática, oferecido pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros. Insere-se no campo da alfabetização e tem como objetivo investigar qual a relação existente entre os níveis do Realismo Nominal, Consciência Fonológica e os estágios em que perpassa a criança para a aquisição da escrita. Este trabalho traz uma discussão sobre o tema de forma a uma melhor compreensão do processo de alfabetização de crianças na faixa etária de quatro a cinco anos de idade. Sendo esta pesquisa, de natureza qualitativa, no qual foi utilizada entrevista semi-estruturada como instrumento de coletas de dados. Os dados foram coletados, transcritos, tabulados e descritos conforme a realidade pesquisada e foi embasada com teorias correntes de acordo aos autores, Morais (2006) e Freitas (2004) que falam sobre Consciência Fonológica; Carreher e Rego (1981) com a pesquisa sobre Realismo Nominal; dentre outros. Os resultados obtidos indicaram uma alta correlação entre os níveis do Realismo Nominal, Consciência Fonológica e de aquisição da escrita.

Palavras-chave: Realismo Nominal. Consciência Fonológica. Estágios da escrita. Alfabetização.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Como Citar

PEREIRA, J. Relação entre o realismo nominal, consciência fonológica e os estágios da escrita. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 8, n. 8, p. 251–269, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/301. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos