A educação ambiental e sua aplicação no ensino escolar indígena Xakriabá – São João das Missões/MG

Autores

  • Tatiane Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Carlos Alexandre de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) http://orcid.org/0000-0003-4012-7068

Resumo

O presente estudo se propôs a investigar como a Educação Ambiental está inserida no contexto escolar da comunidade indígena Xakriabá do município de São João das Missões, Minas Gerais. Buscou-se identificar como os educadores indígenas Xakriabá abordam a temática ambiental em sala de aula, além de verificar os conhecimentos e dificuldades desses profissionais para trabalhar o tema Educação Ambiental. Foi aplicado questionário a 26 professores e realizou-se entrevista com 1 diretor de escola (todos indígenas). Os resultados da pesquisa evidenciaram que a EA faz parte dos conhecimentos dos educadores indígenas Xakriabá. Entretanto, a prática da EA no contexto escolar indígena não ocorre de forma eficaz e suficiente. Atribui-se essa ineficiência à falta de materiais adequados e à falta de capacitação voltada para a temática.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação indígena. População Indígena Xakriabá.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2012

Como Citar

SILVA, T.; OLIVEIRA, C. A educação ambiental e sua aplicação no ensino escolar indígena Xakriabá – São João das Missões/MG. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 5, n. 5, p. 1–19, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/347. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos