A educação ambiental e sua aplicação no ensino escolar indígena Xakriabá – São João das Missões/MG
Resumo
O presente estudo se propôs a investigar como a Educação Ambiental está inserida no contexto escolar da comunidade indígena Xakriabá do município de São João das Missões, Minas Gerais. Buscou-se identificar como os educadores indígenas Xakriabá abordam a temática ambiental em sala de aula, além de verificar os conhecimentos e dificuldades desses profissionais para trabalhar o tema Educação Ambiental. Foi aplicado questionário a 26 professores e realizou-se entrevista com 1 diretor de escola (todos indígenas). Os resultados da pesquisa evidenciaram que a EA faz parte dos conhecimentos dos educadores indígenas Xakriabá. Entretanto, a prática da EA no contexto escolar indígena não ocorre de forma eficaz e suficiente. Atribui-se essa ineficiência à falta de materiais adequados e à falta de capacitação voltada para a temática.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação indígena. População Indígena Xakriabá.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ. Anete. Trabalhando a diferença na educação infantil. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394 de 20/12/1996). Brasília: MEC/SEF, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História/Geografia. Vol. 05. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Vigilância da leishmaniose tegumentar americana. Brasília – DF: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1998.
BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: Diário Oficial da União, 28 de abril de 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC, 1998.
DIAS, Genebaldo F. Educação ambiental: princípios e práticas. Gaia, 2004.
FERREIRA, F. C. D. Reflexões Teóricas Sobre Educação Ambiental na Escola Indígena na Aldeia Bananal: In II Seminário Internacional: Fronteiras da Exclusão – Práticas educativas num contexto intercultural. Campo Grande: UCDB, p. 17-17. 2006.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Trajetória de muitas perdas e poucos ganhos. In: Educação Escolar Indígena em Terra Brasilis - tempo de novo descobrimento. Rio de Janeiro: Ibase, 2004. p. 11-31.
FREITAS, Henrique e JANISSEK, Raquel. Análise Léxica e Análise de Conteúdo. São Paulo: Sagra, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GOMES, Ana Maria R.. O processo de escolarização entre os Xakriabá: explorando alternativas de análise na antropologia da educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, ago. 2006.
IBAMA. Educação ambiental. Disponível em http://www.ibama.gov.br; acesso em: 26 Ago. 2011.
MARANHÃO, Magno de Aguiar. Educação ambiental: a única saída. 2005. Disponível em www.magnomaranhao.pro.br; acesso em: 11 Ago. 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, A. R. Política e políticos indígenas: a experiência Xakriabá. 2008.141f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TEIXEIRA, I.A.V. Conhecendo a vida das mulheres Xakriabá: gênero e participação. 2008.233f. Dissertação (Mestrado em Educação e Inclusão Social) UFMG, Belo Horizonte, 2008.
TORRES, Raquel. Escola Autonomia e emancipação. Poli nº 18 jul/ago. 2011.
TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNESCO. Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001502/150224por.pdf; acesso em: 19 fev. 2011.