O uso das tecnologias no ensino de Matemática: um estudo com professores do Ensino Médio

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Resumo

Nesta pesquisa se analisou o uso de recursos tecnológicos por professores de Matemática do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de ensino estadual do Alto Sertão – Paraíba, identificando por um questionário, as razões para o não uso destes instrumentos e os problemas da influência tecnológica no ensino da Matemática. E observou se a ciência dos docentes sobre as novas tecnologias aplicáveis na Matemática, a presença destas e as razões da sua utilização ou não utilização. Constatou-se que os docentes conhecem estas tecnologias e que não as empregam em suas aulas de matemática, devido à falta de planejamento das aulas e ao desconhecimento sobre o seu uso, exigindo cursos de aperfeiçoamento docente e mudanças nas estruturas curriculares do Ensino Médio e das Licenciaturas em Matemática. Os educadores reconheceram o emprego dos recursos didáticos tecnológicos como método enriquecedor da aprendizagem matemática dos estudantes. Logo, esta pesquisa ratifica que os processos de ensino e de aprendizagem pode ser transformado, de maneira positiva, pelas novas tecnologias.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Recursos didáticos. Estruturas curriculares.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2012

Como Citar

COSTA, A. O uso das tecnologias no ensino de Matemática: um estudo com professores do Ensino Médio. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 5, n. 5, p. 44–54, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/351. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos