A avaliação na formação inicial de professores que ensinam Matemática: uma reflexão inicial

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Resumo

Neste artigo, temos por propósito relatar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Duas questões têm direcionado nossos estudos, quais sejam, Em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Temos observado na literatura que a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza os processos de ensino e de aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Outros, revelam que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Por ser elemento fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, entendemos ser a formação do professor que ensina Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2011

Como Citar

JANUARIO, G. A avaliação na formação inicial de professores que ensinam Matemática: uma reflexão inicial. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 4, n. 4, p. 1–9, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/352. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos