A avaliação na formação inicial de professores que ensinam Matemática: uma reflexão inicial
Resumo
Neste artigo, temos por propósito relatar parte de uma pesquisa em desenvolvimento no curso Licenciatura em Matemática do IFSP, objetivando investigar qual o tratamento dado pelos formadores à avaliação escolar para os futuros professores. Duas questões têm direcionado nossos estudos, quais sejam, Em que momento a avaliação é trabalhada em uma licenciatura e qual o tratamento que a contempla? Dá-se mais ênfase à teoria ou à prática? Temos observado na literatura que a avaliação tem ganhado, cada vez mais, destaque no cenário de estudos voltados à educação básica, quando se enfatiza os processos de ensino e de aprendizagem. Alguns autores que estudam essa temática argumentam sobre os modelos avaliativos praticados pelos professores e suas consequências na vida escolar do aluno. Outros, revelam que a postura do professor ao propor instrumentos avaliativos, reflete práticas com as quais teve contato em sua licenciatura. Por ser elemento fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, entendemos ser a formação do professor que ensina Matemática o ponto de partida para que sejam construídas as concepções que propiciem as práticas pedagógicas frente ao processo avaliativo.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Formação de professores. Avaliação no ensino superior.
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Referências
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